Adoção de Métodos Científicos como Componente Metodológica e sua explicação nas Dissertações Publicizadas entre 2010 e 2014 de um Programa de Pós-Graduação em Administração

Autores

  • Ruy Tadeu Mambrini Ribas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luis Carlos Cancellier de Olivo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p81

Resumo

O presente estudo procura ressaltar a importância da adoção de determinadas componentes metodológicas para que uma produção intelectual possa se pretender verdadeiramente científica. Assim sendo, discorre sobre as principais “escolas” de metodologia – a saber, indutiva, dedutiva, hipotético-dedutiva e dialética – para, em seguida, buscar nas dissertações de mestrado de um Programa de Pós-Graduação em Administração menções – por parte dos autores – da adoção de um dos referidos métodos como paradigma para a condução da exposição acadêmica que realizaram. O estudo não analisa a adequação da escolha metodológica nem a correta aplicação dos pressupostos de cada método, mas sim, a ostensividade das escolhas feitas ou não. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva, quanto aos fins, e classificada, quanto aos meios, como um estudo de caso.  Analisadas todas as dissertações apresentadas entre os anos de 2010 e 2014 percebeu-se baixa taxa de aderência a uma das metodologias por parte dos autores que, se realizaram opções metodológicas não o explicitaram ao longo de seus textos. 

Biografia do Autor

Ruy Tadeu Mambrini Ribas, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é graduado em Direito pela mesma instituição (2014), onde também atua como Assistente em Administração. 

Luis Carlos Cancellier de Olivo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Direito (1998), mestrado em Direito (2001) e doutorado em Direito(2003), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Gestão Universitária(UFSC, 2000) e Direito Tributário (CESUSC, 2002).É professor em regime de Dedicação Exclusiva, Associado II da UFSC. Ministra as disciplinas de Direito Administrativo II no curso de graduação e Seminário de Direito e Literatura na pós-graduação(PPGD). É professor de Direito Administrativo e Instituiçoes de Direito Público da Universidade Aberta do Brasil(UAB), desde 2006. É professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-Graduaçao em Administração Universitária da UFSC(PPGAU). Membro do Conselho Editorial da EdUFSC( 2009 a 2013). Chefiou o Departamento de Direito da UFSC (2009-2011) e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux no período 2009-2010(www.funjab.ufsc.br). Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (2012/).


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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Ribas, R. T. M., & de Olivo, L. C. C. (2016). Adoção de Métodos Científicos como Componente Metodológica e sua explicação nas Dissertações Publicizadas entre 2010 e 2014 de um Programa de Pós-Graduação em Administração. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 81–90. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p81

Edição

Seção

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