O sistema "UFSC sem papel” sob a perspectiva da inovação

Naira Silva, Alessandra de Linhares Jacobsen, Mário de Souza Almeida, Luis Carlos Cancellier de Olivo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o sistema de informação “UFSC sem papel” sob a ótica da inovação. Para tanto, fez-se uso da pesquisa descritiva e do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Apresenta uma perspectiva de estudo transversal, considerando-se o período compreendido entre outubro de 2011 a novembro de 2011. Trata-se, ainda, de uma pesquisa de campo, bibliográfica. O sujeito da pesquisa, escolhido por tipicidade, foi o superintendente da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e 

Comunicação (SeTIC), da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, a partir de um roteiro, sendo os dados analisados por meio da técnica pattern-matching. O sistema analisado é uma inovação técnica e radical, com efeitos sobre o âmbito administrativo, sendo dividido em módulos para a gestão dos processos administrativos (protocolo), de compras e licitações, de patrimônio e de materiais e almoxarifado. A sua finalidade é modernizar as atividades administrativas, reduzindo o uso de papel e gerando maior rapidez na tramitação dos documentos, mais transparência e maior eficiência na execução dos processos da organização. Em termos de desenvolvimento e aquisição da citada inovação, a UFSC fez opção pela compra de um pacote pronto, mas a implantação foi acompanhada pela equipe da SeTIC. Há certa preocupação com relação à falta de habilidade das pessoas em utilizá-lo. Conclui-se sobre a necessidade de conduzir uma apurada análise do sistema “UFSC sem Papel”, para que tal inovação possa ser bem sucedida.


Palavras-chave


Sistema “UFSC sem Papel”. Sistema de informação. Inovação.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p11

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.