Cultura organizacional e atitudes contra mudanças tecnológicas

Autores

  • Mário de Souza Almeida UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste na verificação da forma com que a teoria das atitudes, da psicologia social, e a teoria sobre cultura organizacional, complementam-se na explicação de resistências a mudanças tecnológicas. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de clima organizacional realizada em uma empresa estatal do sul do país, compondo um estudo de caso. É apresentada uma fundamentação teórica sobre mudanças, tecnologia, formação de atitudese cultura organizacional. Essa base teórica é utilizada para descrever a forma com que a resistência a mudanças tecnológicas na referida organização pode ser explicada pelas duas teorias, tendo sido constatado o seguinte: as duas teorias são complementares e insuficientes para explicar a resistência em questão. Dentre os fatores que ocasionam resistência a mudanças tecnológicas são apontados a falta de credibilidade da diretoria da empresa, os problemas de comunicações internas, a falta de participação no processo decisório e a existência de conflitos.

Biografia do Autor

Mário de Souza Almeida, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração de Empresas pelo FGV - SP (1990) , mestrado em Administração pela UFSC (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é Professor Assistente IV da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

01-01-1998

Como Citar

Almeida, M. de S. (1998). Cultura organizacional e atitudes contra mudanças tecnológicas. Revista De Ciências Da Administração, 1, 19–35. https://doi.org/10.5007/%x

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