Avaliação do programa de excelência gerencial: a percepção dos militares do corpo permanente da escola preparatória de cadetes do exército brasileiro

Autores

  • Rogerio da Silva Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Stopatto Escola Preparatória de Cadetes do Exército
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau UFSC
  • Mário de Souza Almeida UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p42

Palavras-chave:

Avaliação da gestão, Exército Brasileiro, Escola de Formação de Oficiais

Resumo

Este trabalho procura discutir a implementação do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro (PEG-EB) na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), identificar a importância do programa e mostrar a percepção dessa implantação pelo corpo permanente de oficiais e praças. Os militares apresentaram sua percepção em relação ao programa e sua implantação através dos sete critérios da qualidade do Programa de Qualidade do Governo Federal (PQGF). O trabalho caracteriza a organização pesquisada: missão, visão de futuro, síntese dos valores, deveres, ética e os principais aspectos da evolução da estrutura organizacional. Foi aplicado um instrumento de pesquisa com 53 assertivas, referentes aos critérios adotados pelo PEG-EB, em 175 militares pertencentes ao quadro complementar de Oficiais (QCO) e o Serviço Técnico Temporário (STT) da EsPCEx, com uma escala do tipo Likert, graduada de zero a quatro. Os resultados foram tabulados com técnicas de análise multivariada, realizada através de um pacote estatístico (SPSS) e mostra a percepção dos participantes do programa de qualidade em relação a cada um dos critérios adotados pelo PEG-EB.

Biografia do Autor

Rogerio da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração Pública (1986) e Administração de Empresas (1986) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Administração (1992), com ênfase em Produção e Sistemas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Administração (1998) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Coordenador do Curso de Graduação em Administração da UFSC

Mauro Stopatto, Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Possui mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo UNIFECAP SP(2006), Especialização em Estatística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF MG e graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa UFV MG(1994). Tem experiência na área de Administração e Docência, com ênfase em métodos quantitativos e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade total, compras, matemática financeira, estatística, finanças, percepção e militares.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento e desenvolvimento, educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais. Professor do Curso de Mestrado em Administração da UFSC.

Mário de Souza Almeida, UFSC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações, gestão do conhecimento, internet, comunicação e tecnologia. Também tem atuado nas disciplinas de metodologia da pesquisa e metodologia do ensino superior.

Downloads

Publicado

2010-09-03

Edição

Seção

Artigos