Análise das Avaliações dos Concursos Públicos Realizados pelas IFES para o Cargo de Secretário-Executivo sob a Ótica da Gestão por Competência

Autores

  • Fernanda Geremias Leal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Corina Faustino da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p191

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Gestão por Competência, Secretário-Executivo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das avaliações dos concursos públicos realizados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), no período de 2010 a 2014, para o provimento do cargo de secretário-executivo. O objetivo foi compreender se as provas aplicadas aos candidatos têm contemplado conteúdos constantes na descrição do cargo, leis de regulamentação da profissão, diretrizes e grades curriculares dos cursos superiores de Secretariado Executivo, de modo que selecionem profissionais com competências para atender às necessidades dessas instituições. Os dados, obtidos por meio de uma análise predominantemente quantitativa, demonstraram que as IFES não têm considerado a formação do secretário-executivo de maneira significativa na construção dessas provas e tampouco têm elaborado questões diretamente associadas à descrição do cargo. Concluiu-se que, de modo geral, os concursos abrangidos pelo recorte da pesquisa não mensuraram os conhecimentos requeridos para o bom desempenho das funções desses profissionais, assim como não utilizaram instrumentos que permitissem avaliar habilidades e comportamentos.

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Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos