A Implantação da TV Digital sob a Perspectiva da Gestão do Conhecimento

Autores

  • Ariane Rodrigues Pereira
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p85

Palavras-chave:

Digital TV, Knowledge Management, Essential process.

Resumo

Este estudo busca identificar a condução da implantação da TV Digital (TVDI) sob a perspectiva da gestão do conhecimento pela Televisão Lages Ltda. São feitas verificações sobre planejamento da TV Digital, metas de conhecimento e processos essenciais estabelecidos e visa propor sugestões de melhoria. A revisão teórica contempla Stewart (1998), Sveiby (1998), Davenport (2006), Angeloni (2002), Nonaka e Takeuchi (1997) e Terra (2002), com destaque a Probst, Raub e Romhardt (2002). Corroboram para o desenvolvimento do presente estudo as pesquisas do tipo aplicada, descritiva e explicativa, sendo a coleta de dados realizada através de entrevistas. O tratamento dos dados deu-se por meio de análise qualitativa. Destaca-se que o trabalho está limitado apenas ao SBT/SC, conta com as percepções do presidente, dos gestores e de uma publicitária da equipe para a implantação da TV Digital. A pesquisa está temporalmente compreendida entre agosto e novembro de 2009 e limita-se ao escopo teórico adotado.

Biografia do Autor

Ariane Rodrigues Pereira

Graduada em Administraçãopela Universidade Federal de Santa Catarina

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Ciências da Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado em Administração da UFSC.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, pesquisadora do LED/UFSC e do INPEAU/UFSC - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária.

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Publicado

2013-08-26

Edição

Seção

Artigos