Análise dos programas de educação corporativa relacionados à missão de uma organização: um estudo de caso no SENAC/SC

Sirlene Silveira de Amorim, Marcos Baptista Lopez Dalmau

Resumo


Este trabalho tem como objetivo verificar se os programas de educação corporativa oferecidos pelo SENAC/SC aos seus funcionários facilitam o cumprimento de sua missão. Trata-se de um estudo de caso descritivo, exploratório e aplicado, cuja abordagem é qualitativa e utiliza as técnicas de observação direta intensiva, apresentando como meios a pesquisa de campo, investigação documental e pesquisa bibliográfica. Ao final do estudo de caso constatou-se que inexiste um trabalho voltado à educação corporativa, há pouca organização em torno dos assuntos referentes ao desenvolvimento de pessoas e ainda inexiste uma visão estratégica em torno do potencial humano relacionado ao possível sucesso da organização. Essa situação, somada à não relação do tema educação corporativa com o planejamento estratégico da instituição, permite verificar que os programas de educação corporativa não facilitam o cumprimento de sua missão, uma vez que não são direcionados a ele.

Palavras-chave


Educação corporativa; T&D; Planejamento estratégico; Missão; Corporative education; T&D; Strategical planning; Mission

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.