As motivações dos executivos de organizações sociais nos processos de capacitação em gestão

Antonio Marcos Vargas de Oliveira, Rogerio da Silva Nunes, Gilberto de Oliveira Moritz

Resumo


Um fenômeno que tem sido observado a respeito das chamadas organizações do Terceiro Setor, além do interesse dos pesquisadores a respeito dessas organizações, é o número crescente de cursos voltados à capacitação de seus profissionais em técnicas de gestão desenvolvidas originalmente para as organizações de mercado. Os primeiros a estudar o fenômeno, o relacionaram a uma nova lógica, introduzida pelos agentes financiadores das atividades dessas organizações, que passaram a ter uma participação significativa a partir da década de 60 (ONGs internacionais), e aos novos financiadores que a partir dos anos 90 têm, gradativamente, se tornado seus agentes mais influentes. Este trabalho foi desenvolvido na tentativa de identificar os motivos preponderantes para as organizações do Terceiro Setor buscarem tal tipo de capacitação, através da análise das motivações dos executivos de 74 organizações participantes de um curso de capacitação em gestão.

Palavras-chave


Organizações sociais; Capacitação gerencial; Motivação; Social organizations; Management qualification; Motivation

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.