As motivações dos executivos de organizações sociais nos processos de capacitação em gestão

Autores

  • Antonio Marcos Vargas de Oliveira Amom Consultoria Empresarial Ltda
  • Rogerio da Silva Nunes UFSC - Florianópolis - SC
  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Um fenômeno que tem sido observado a respeito das chamadas organizações do Terceiro Setor, além do interesse dos pesquisadores a respeito dessas organizações, é o número crescente de cursos voltados à capacitação de seus profissionais em técnicas de gestão desenvolvidas originalmente para as organizações de mercado. Os primeiros a estudar o fenômeno, o relacionaram a uma nova lógica, introduzida pelos agentes financiadores das atividades dessas organizações, que passaram a ter uma participação significativa a partir da década de 60 (ONGs internacionais), e aos novos financiadores que a partir dos anos 90 têm, gradativamente, se tornado seus agentes mais influentes. Este trabalho foi desenvolvido na tentativa de identificar os motivos preponderantes para as organizações do Terceiro Setor buscarem tal tipo de capacitação, através da análise das motivações dos executivos de 74 organizações participantes de um curso de capacitação em gestão.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Vargas de Oliveira, Amom Consultoria Empresarial Ltda

Graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (1979), especialização em Marketing pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - UniFECAP (2005). Além da atuação como professor, é conselheiro e instrutor voluntário do Instituto Gesc e sócio da Amom Consultoria Empresarial Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações empresariais e do terceiro setor, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing e processos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rogerio da Silva Nunes, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é parecerista da Revista de Ciências da Administração, pertence ao Conselho Editorial do Projeto o Saber para conquistar um lugar e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência com Avaliação Institucional, tendo sido presidente da Comissão Permanente de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Maria e avaliador institucional do INEP/MEC. Desenvolve projetos de pesquisa em avaliação institucional e atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da produção, estratégia, qualidade, administração de materiais e administração estratégica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto de Oliveira Moritz, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1971) , especialização em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1974) , mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-12

Como Citar

Oliveira, A. M. V. de, Nunes, R. da S., & Moritz, G. de O. (2007). As motivações dos executivos de organizações sociais nos processos de capacitação em gestão. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 149–168. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>