Recriando a função financeira no contexto da globalização

Autores

  • Gilberto de Oliveira Moritz UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Abner de Holanda Bezerra
  • Hans Michael van Bellen

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A emergência da variável ambiental, como diferencial competitivo das organizações do terceiro milênio, estimula positivamente a recriação da função financeira. A construção de um bom passivo tem como pressupostos básicos a antecipação, o reconhecimento e o gerenciamento dos riscos financeiros como forma de sustar multas e outras sanções previstas na legislação. O gestor financeiro, portanto, em um mundo globalizado, em que a variável econômica é preponderante,deverá estar consciente da transcendência de suas novas funções. O conteúdo específico destas não deverá ser relegado a um segundo plano, mas ajustar-se a uma nova realidade na qual a recriação da função financeira é um imperativo, e a emergência da variável ambiental um catalizador positivo desta mudança.

Biografia do Autor

Gilberto de Oliveira Moritz, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela UFSC (1971) , especialização em Administração de Empresas pelo Fundação Getulio Vargas - SP (1974) , mestrado em Administração pela UFSC (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Moritz, G. de O., Bezerra, L. A. de H., & van Bellen, H. M. (2000). Recriando a função financeira no contexto da globalização. Revista De Ciências Da Administração, 2(4), 31–41. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)