Ideologia gerencialista, gerenciamento familiar e a proliferação do ensino de programação para crianças e adolescentes

Autores

  • Jenifer Rosa Arruda Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Catia Eli Gemelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carmem Ligia Iochins Grisci Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e63165

Resumo

Este artigo procurou indagar, a partir da perspectiva da ideologia gerencialista, como o gerenciamento familiar modula a infância de modo a torná-la produtiva. Para tanto, buscou-se a possível relação entre o alastramento dos preceitos gerenciais e a proliferação do ensino de programação para crianças e adolescentes. O estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseou-se na coleta de dados nos sites das escolas de programação presentes nos municípios de Porto Alegre e Osório (RS); na entrevista com o gestor de uma escola de programação; e em entrevistas individuais com pais e mães cujos/as respectivos/as filhos/as estão matriculados/as em tais cursos. Os resultados mostram que elementos da ideologia gerencialista – preocupação com a empregabilidade futura, investimento em conhecimentos considerados profícuos, ocupação do tempo extracurricular com atividades consideradas socialmente úteis – são contemplados na divulgação e oferta dos cursos de programação das escolas, para atender às expectativas dos pais e mães quanto ao futuro dos/as filhos/as.

Biografia do Autor

Jenifer Rosa Arruda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Catia Eli Gemelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carmem Ligia Iochins Grisci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

Arruda, J. R., Gemelli, C. E., & Grisci, C. L. I. (2019). Ideologia gerencialista, gerenciamento familiar e a proliferação do ensino de programação para crianças e adolescentes. Revista De Ciências Da Administração, 21(54), 161–173. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e63165

Edição

Seção

Artigos