Estudo bibliométrico da contribuição de Buckley e Casson (1976) na pesquisa em negócios internacionais

Manuel Portugal Ferreira, Fernando Ribeiro Serra, Martinho Isnard Ribeiro de Almeira

Resumo


Neste artigo, analisou-se a contribuição para a pesquisa em negócios internacionais da obra de Peter Buckley e Mark Casson, de 1976, The future of the multinational enterprise. Nessa obra, os autores conceitualizam uma das teorias fundacionais da pesquisa em negócios internacionais nas últimas três décadas: a teoria da internalização. Neste estudo bibliométrico analisou-se todo o histórico de publicações na revista líder – o Journal of International Business Studies (JIBS) – entre 1976 e 2010, que citam a obra de 1976, de Buckley e Casson. As análises de citações, de cocitações e de temas permitem verificar o impacto da Teoria da Internalização, e de Buckley e Casson (1976) em especial, na pesquisa em negócios internacionais. Conceitualmente fundado na teoria da internalização para o estudo das multinacionais e da internacionalização das empresas, as ramificações estendem-se para domínios diversos da disciplina e consagram essa obra como um dos trabalhos fundamentais das últimas décadas.


Palavras-chave


Teoria da Internalização; Empresa Multinacional; Pesquisa em Negócios Internacionais; Estudo Bibliométrico; Impacto de Autor

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p9

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.