Finanças Comportamentais: uma investigação com base na teoria do prospecto e no perfil do investidor de estudantes de cursos stricto sensu portugueses

Fabricio Luis Colognese Haubert, Carlos Rogerio Montenegro de Lima, Marcus Vinicius Andrade de Lima

Resumo


As Finanças Comportamentais representam uma nova área de estudo que busca analisar os aspectos psicológicos dos indivíduos no processo de tomada de decisões financeiras. Estudos nessa área buscam verificar premissas assumidas pelas teorias mais tradicionais, em particular a da racionalidade dos agentes econômicos, tendo como objetivo aperfeiçoar o modelo econômico-financeiro por meio da incorporação de evidências sobre a irracionalidade do investidor. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é compreender o comportamento dos estudantes de pós-graduação stricto sensu portugueses quanto à sua atuação em investimentos com base nas finanças comportamentais. A fim de obter informações sobre o perfil comportamental de investidores e futuros investidores foi realizada uma pesquisa quantitativa para coleta de dados com uso de um questionário composto de 15 questões aplicadas a 130 estudantes de stricto sensu de Lisboa – Portugal. Foi possível identificar que os perfis conservador e moderado predominam entre os estudantes pesquisados. Verificou-se também que os estudantes apresentaram aversão ao risco no campo dos ganhos e propensão ao risco no campo das perdas. Assim é possível afirmar que ocorreu o efeito reflexo na presente pesquisa.


Palavras-chave


Finanças comportamentais; Perfil do investidor; Teoria de Prospecto; Teoria da Utilidade Esperada

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p183

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.