Modelo Multicritério para Avaliação de Desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público

Autores

  • Mario Augusto Nishiyama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcus Vinicíus Andrade de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p9

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo construir um modelo para apoiar a gestão do processo de compras e de suprimentos de uma organização pública de ensino. O instrumento de intervenção utilizado foi a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), que é dividida em três etapas: (i) Estruturação; (ii) Avaliação; e (iii) Recomendações. A aplicação desta metodologia permitiu identificar os principais aspectos que afetam a gestão do processo de compras e suprimentos, segundo a percepção do gestor. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em um estudo de caso realizado em uma organização pública brasileira. Foram identificados, organizados, mensurados e integrados os fatores necessários e suficientes para a gestão do processo de compras e suprimentos. A construção do modelo permitiu desenvolvimento de um instrumento de gestão que incorpora elementos gráficos e numéricos que ressaltam os pontos fracos e os mais competitivos do processo estudado.

Biografia do Autor

Mario Augusto Nishiyama, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil.

Marcus Vinicíus Andrade de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC.. Brasil.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. Brasil.

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Chaves é graduado em Ciência da Computação e Administração. Já trabalhou com desenvolvimento de Sistemas e na ára gerencial. Atualmente é mestre do programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Nishiyama, M. A., Lima, M. V. A. de, Ensslin, L., & Chaves, L. C. (2017). Modelo Multicritério para Avaliação de Desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 09–28. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p9

Edição

Seção

Artigos