Sofrimento físico e mental de auxiliares de enfermagem numa abordagem gerencial: um estudo de caso

Autores

  • Gesinaldo Ataíde Candido UFCG - Campina Grande - PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho procurou conhecer a organização e relações de trabalho no ambiente hospitalar na perspectiva de uma categoria profissional específica, as auxiliares de enfermagem. Neste sentido, foram exploradas as relações entre os temas: 1) o trabalho e a saúde com foco no sofrimento físico e mental e 2) o estresse e a neurose e as suas implicações na gestão da força de trabalho. Utilizou-se um modelo e uma metodologia específica, proposta por Siqueira (1994), e, para complementar os resultados obtidos, utilizou-se à técnica de análise de conteúdo para confirmação ou rejeição dos dados obtidos na etapa inicial da pesquisa. Os resultados obtidos confirmam a situação de desgaste físico e mental, de submissão a situações de estresse e de desenvolvimento de neuroses, a insatisfação com as diversas formas de relacionamentos profissionais e com a forma de gestão.

Biografia do Autor

Gesinaldo Ataíde Candido, UFCG - Campina Grande - PB

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor Titular em Administração Geral da UFCG (2005), atuando no cursos de graduação em Administração e junto ao Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais. Atua também como professor permanente junto ao programa de pós-graduação em Engenaharia de Produção e como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Adminsitração da UFPB. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa CNPq. Avaliador de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos. Avaliador Institucional e de Cursos Junto ao MEC/INEP/SINAES. É autor de vários artigos publicados em periódicos e apresentados em eventos. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, dentro do edital Universal e de Apoio Técnico. Seus atuais temas e áreas de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Capital Social, Sustentabilidade, Gestão de Recursos Naturais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Candido, G. A. (2004). Sofrimento físico e mental de auxiliares de enfermagem numa abordagem gerencial: um estudo de caso. Revista De Ciências Da Administração, 6(11), 35–54. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos