O processo de implantação de novas tecnologias e a busca da sinergia entre indivíduo e organização

Gesinaldo Ataíde Candido, Aline França de Abreu

Resumo


O trabalho apresenta e discute alguns modelos existentes na literatura que discutem o processo de implantação de novas tecnologias, segundo enfoques individual e organizacional, a partir daí, procura a consolidação de um modelo. Esta consolidação é buscada através do princípio sócio-técnico, em que a organização é visualizada como um conjunto de indivíduos e grupos envolvidos em freqüentes e intensas relações internas e externas, as quais precisam ser levadas em consideração em qualquer processo de mudança. Neste sentido, o artigo reforça a necessidade das estratégias de implantação de novas tecnologias nas organizações levarem em considerações aspectos sócio-comportamentais como condição básica para o sucesso deste processo de mudança.

Palavras-chave


Estratégia; Inovação; Tecnologia; Organização; Indivíduo; Strategy; Innovations; Technologies; Organizations; Individual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.