Coordenação e competitividade em empresa do setor sucroalcooleiro: uma análise a partir dos custos de transação

Autores

  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande
  • Erivaldo Moreira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p81

Resumo

Este trabalho analisa a coordenação de uma empresa do setor sucroalcooleiro no elo fornecedor de matéria-prima e empresa processadora como forma de subsídio à análise da competitividade. Por meio de um estudo de caso em organização sucroalcooleira do Estado da Paraíba, foram analisadas as categorias: características das transações; estruturas de governança; e mecanismos de coordenação. Percebeu-se uma contribuição positiva da coordenação na Empresa Estudo de Caso para sua competitividade, o que poderá fortalecer suas estratégias e suas relações com o Estado, com a concorrência e com os fornecedores.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande; Professora Adjunta II da UFCG nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor Titular de Administração Geral da Univeresidade Federal de Campina Grande; Professor do Programa de Pós - Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Erivaldo Moreira Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande; Professor da Pós - Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Barbosa, M. de F. N., Cândido, G. A., & Barbosa, E. M. (2016). Coordenação e competitividade em empresa do setor sucroalcooleiro: uma análise a partir dos custos de transação. Revista De Ciências Da Administração, 1(3), 81–95. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p81

Edição

Seção

Artigos