Tensões Organizacionais Inerentes como Elemento Distintivo à Natureza dos Negócios Sociais

Autores

  • Seimor Walchhütter Centro Universitário FEI
  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário FEI

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019V21n53p129

Resumo

Os Negócios Sociais (NS) são como organizações lucrativas e que possuem, simultaneamente, um propósito social e, em alguns casos, ambiental.  A necessidade de conciliar esses objetivos pode fazer com que os NS sofram tensões organizacionais específicas em suas atividades. Nesse sentido, a complexidade que apresenta esse campo, devido ao seu caráter aparentemente axiomático, é justamente o fator motivacional dessa pesquisa que tem por objetivo, compreender as tensões relativas aos NS. Por meio de uma revisão da literatura em NS e de achados empíricos a partir de um estudo de casos múltiplos, foi possível identificar que os NS enfrentam desafios únicos ao combinarem objetivos distintos. Os resultados desta pesquisa demonstram que as tensões que ocorrem nas quatro dimensões organizacionais identificadas nos estudos de Smith, Gonin e Besharov (2013) proporcionam um desequilíbrio permanente característico à esse tipo organizacional que o distingue de organizações provenientes de outros setores da sociedade, identificadas nesse artigo como: tensões relacionados ao desempenho, à aspectos organizacionais, ao pertencimento e à aprendizagem, as quais, de acordo com a revisão teórica e achados empíricos, são inerentes aos NS.

Biografia do Autor

Seimor Walchhütter, Centro Universitário FEI

Prof. graduação e pós-graduação em Administração de Empresas. Departamento de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado do Centro Universitário FEI

Edson Sadao Iizuka, Centro Universitário FEI

Prof. graduação e pós-graduação em Administração de Empresas. Departamento de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado do Centro Universitário FEI

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Publicado

12-04-2019

Como Citar

Walchhütter, S., & Iizuka, E. S. (2019). Tensões Organizacionais Inerentes como Elemento Distintivo à Natureza dos Negócios Sociais. Revista De Ciências Da Administração, 21(53), 129–143. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019V21n53p129

Edição

Seção

Artigos