Uma proposta de avaliação de desempenho por funções em ambiente simulado
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e76085Resumo
A atividade de simulação tem como objetivo educacional proporcionar aplicações de conceitos abordados teóricos. A simulação gerencial reúne decisões transversais dos elementos organizacionais, intencionando obter um melhor desempenho frente a um mercado e seus potenciais concorrentes. Os resultados desta prática determinam uma classificação de desempenho, tendo o retorno econômico como principal base de referência. O estudo foi desenvolvido a partir de dados obtidos com o exercício de simulação ambientada presencial e remotamente (ambiente virtual). A metodologia de análise parte da catalogação e efetiva utilização de indicadores de desempenho sugeridos por Bernard (2004), valendo-se ainda do grau de importância médio de cada indicador utilizado ao longo de um períodos trimestrais simulados de três anos, propondo-se um reordenamento de desempenho a partir os indicadores selecionados, mediante a somatória de pontos no desempenho de cada função, concluiu-se que o uso de apenas um critério (econômico) de mensuração do desempenho demonstra-se insuficiente.
Referências
BERNARD, R. R. S. Assessing individual performance in a total enterprise simulation. Developments In Business Simulation and Experiential Learning, v. 31, 2004.
BERNARD, R. R. S.; SOUZA, M. P. de; LYRIO, M. V. L. Modelo de avaliação do desempenho global em uma simulação gerencial no contexto acadêmico. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 153-173, nov. 2009.
BRANDALIZE, A. Jogos de empresa como ferramenta de treinamento e seleção de executivos e acadêmicos. Revista Ciências Empresariais, ano II, n. 3, ago.-dez./2008.
BORGES, H. G. Simulação Gerencial: tomada de decisões no Torneio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2171> Acesso em 08 ago. 2021.
BORGES, R. C.; BENEDICTO, G. C.; CARVALHO. F. M.; VAZ, J. M.; OLIVEIRA A. S. Utilização da análise fatorial para identificação dos principais indicadores de avaliação de desempenho econômico-financeiro em cooperativas de crédito rural de Minas Gerais. In: XVII SEMEAD Seminários em Administração. Outubro de 2014. Disponível em http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/1168.pdf . Acesso em 16 set. 2019.
CAMPOS, E. P.; TERRA, B.R.C.S.S.R. Jogos de Empresas: Um Estudo sobre quem e como se utiliza no Brasil. Revista Polêmica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, out.-dez./2014.
BUTZKE, M. A.; ALBERTON, A. Estilos de aprendizagem e jogos de empresa: a percepção discente sobre estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. Revista de Gestão, v. 24, n. 1, p. 72- 84, 2017.
CAMPOS, E. P.; TERRA, B.R.C.S.S.R. Jogos de Empresas: Um Estudo sobre quem e como se utiliza no Brasil. Revista Polêmica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, out.-dez./2014.
CASTRO, L. M. A.; BAPTISTA M. B.; BARRAUD S. Sistemática de Validação de Indicadores para a Avaliação dos Efeitos da Urbanização nos Corpos de Água por meio de Análise Crítica. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 14 n. 4, p. 103-112, out.-dez./2009
CUNHA, J. A. C.; CORREA, L. H. Avaliação de Desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 53, n. 5, p. 485-499, out. 2013.
ECKARDT, G.; SELEN, W. WYNDER, M. Recognising the effects of costing assumptions in educational business simulation games. e-Journal of Business Education and Scholarship Teaching, 2015, Vol.9(1), p.43.
EMBIRUÇU, M.; FONTES, C.; ALMEIDA, L. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 795-820, out.-dez./2010.
FITÓ-BERTRAN, À.; HERNÁNDEZ-LARA, A. B. ; LÓPEZ, E. S. The effect of competences on learning results na educational experience with a business simulator. Computers in Human Behavior, vol.51, 2015. p. 910-914.
FRANCISCHINI, A. S. N.; FRANCISCHINI, P. G. Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação- Métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Rio de Janeiro: Alta books, 2017.
GONEN, A.; FRANK, M. Learning through business games: an analysis of successes and failures. On the Horizon, Vol. 17. USA, 2009.
JUNGLES, B. F.; RODRIGUES, J.S.; GARCIA, S.F.A. Desenvolvimento de competências com jogos de empresas: pesquisa de opinião em um experimento com alunos do ensino técnico. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 2019, Vol.14(3), p.194.
KROENKE, A.; HEIN, N. Avaliação de empresas por meio de indicadores de atividade: uma aplicação do método AHP. Revista de Gestão, São Paulo–SP, v. 18, n. 4, p. 605-620, out.-dez./2011.
LOVATO, L. Indicadores estratégicos para a gestão do desempenho empresarial: estudo de caso de uma empresa do setor elétrico. Dissertação (Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento) – Centro Universitário Franciscano, Curitiba, jan. 2011.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed., São Paulo: Atlas, 2010.
MRTVI, V. O.; WESTPHAL, F. K.; BANDEIRA-DEMELLO, R.; FELDMANN, P. R. Business games: approaches to the phenomenon, theoretical and methodological. RAC - Revista de Administracao Contemporanea, 2017, Vol.21(1), p.19(22).
MUNARETTO, L. F. Avaliação de desempenho organizacional em cooperativas de eletrificação: um estudo sobre o uso de indicadores de desempenho. Tese (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
OLIVEIRA, M. A. Implantando o laboratório de gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. Tese (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.
PUIG, M.; WOOLDRIDGE, C.; DARBRA, R.M. Identification and selection of Environmental Performance Indicators for sustainable port development. Marine Pollution Bulletin, 2014, Vol.81(1), pp.124-130.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3º ed. São
Paulo: Atlas. 2007.
ROOZEBOOM, M. B.; VISSCHEDIJK, G.; OPRINS, E. The effectiveness of three serious games measuring generic learning features. British Journal of Educational Technology, vol.48(1), p.83, 2017.
SANTOS, M. S.; ANDRADE, M. A. R.; ROMÃO, L. S.; GONÇALVES, M. A Teoria dos Jogos Empresariais como Estratégia de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Administração de Empresas. Revista Práxis, v. 6, n. 12, Dez/2014.
SOUZA, A. V.; CHAGAS, F. A.; SILVA, C. E. Jogos de empresas como ferramenta de treinamento e desenvolvimento. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 2, n. 2, p. 05-23, 2011.
STIRLING, K.; SMITH, G.; HOGG, G. The benefits of a ward simulation exercise as a learning experience. British Journal of Nursing, 2012, Vol 21, No 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Ciências da Administração, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.