Educação à distância: notas sobre a aprendizagem profissional à distância

Autores

  • Fernando Ferreira de Mello Junior UFSC - Florianópolis - SC
  • Luis Moretto Neto
  • Luiz Salgado Klaes

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto evidencia o papel potencial da EAD — Educação à Distância no âmbito da aprendizagem profissional no Brasil. Aponta a legitimação da EAD em foros internacionais e a progressiva superação de preconceitos. Argumenta que novos estudos administrativos enfatizam as relações entre o capital humano e a longevidade das organizações que aprendem. Observa que a educação permanente tem "locus" privilegiado no próprio ambiente de trabalho e que este fato é importante vetor para a expansão da educação profissional à distância. Indica a assimilação irreversível do modo à distância nas ações das agências de aprendizagem profissional. Defende a formulação de uma política pública nacional de EAD com ênfase na aprendizagem profissional, contando com a integração e os recursos de natureza tributária hoje arrecadados por agências geridas pela representação sindical patronal, cujo papel institucional deveria ser revisto.

Biografia do Autor

Luis Moretto Neto

Doutor em Engenharia de Produção e mestrado em Geografia -Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC/SC. Exerceu funções executivas de Diretor de Operações, Planejamento e Presidente Da Agência de Fomento de Turismo de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado I da UFSC/SC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Salgado Klaes

Graduado em Ciências Econômicas pela UFSC (1969), Bacharel em Ciências da Administração pela UFSC (1971), especialização em Engenharia Industrial pela UFSC (1973), especialização em Cooperativismo pela Unisinos (1977), especialização em Cooperativismo pela Carl Duisberg (1980), especialização em Cooperativismo pela Organização Internacional do Trabalho (1982), mestrado em Administração Pública pela UFSC (1983), doutorado em Engenharia Industrial pela UFSC (2004). Atualmente é professor titular da UFSC, da Ocesc e da ADESG. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Administração de Setores Específicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Mello Junior, F. F. de, Moretto Neto, L., & Klaes, L. S. (1999). Educação à distância: notas sobre a aprendizagem profissional à distância. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 43–52. https://doi.org/10.5007/%x