Pessoas na organização: fatores de produção ou fonte de poder estratégico?

Autores

  • Antônio Alves Filho UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Identificam-se duas orientações gerais na gestão estratégica das organizações: o modelo dos acionistas e o dos stakeholders. O artigo tem como finalidade abordar os modelos mencionados e ressaltar especialmente a evolução do significado estratégico das pessoas que trabalham nas organizações a eles inerente. Após identificar alguns dos mais importantes conceitos e teorias concebidos recentemente pelos estudiosos da Teoria das Organizações para retratar e compreender o ambiente empresarial contemporâneo, conclui que, na presente Era do Conhecimento, a natureza do trabalho em todos os níveis da organização foi profundamente modificada, ensejando novos padrões de interação da empresa e seus trabalhadores. Assim, o modelo dos stakeholders ajusta-se melhor às imposições dos tempos atuais e a um novo modo de gerir as organizações, requerido pelas características do ambiente em que as organizações contemporâneas estão inseridas.

Biografia do Autor

Antônio Alves Filho, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UDESC (1978) , graduação em Escola de Formação de Oficiais da Ativa do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (1963) , mestrado em Administração pela UFSC (1983) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) . Professor adjunto IV da UFSC. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação Organizacional Estratégica, Mudanças Estratégicas, Stakeholders, Tipos Estratégicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Filho, A. A. (2001). Pessoas na organização: fatores de produção ou fonte de poder estratégico?. Revista De Ciências Da Administração, 3(5), 17–26. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos