A formação da estratégia pela aprendizagem organizacional

Autores

  • Antônio Alves Filho UFSC - Florianópolis - SC
  • José Francisco Salm

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Ao longo das últimas décadas, a formação das estratégias organizacionais tem sido compreendida segundo perspectivas divergentes. O artigo apresenta, de forma resumida, essas abordagens variantes (ou "escolas"), dando atenção especial à denominada escola da aprendizagem, sustentada no conceito de organização voltada para o aprendizado contínuo ("learning organization"). Constata-se que referida abordagem se enraíza em um novo paradigma da vida humana individual e associada, e que, para os autores a ela vinculados, a formação das estratégias organizacionais eficazes deve envolver muito mais do que a adoção de um método racionalista e mecânico. São necessárias modificações profundas no processo de gestão da organização, transformando-a numa organização que aprende continuamente, em face das exigências do ambienteem constante mutação.

Biografia do Autor

Antônio Alves Filho, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UDESC (1978) , graduação em Escola de Formação de Oficiais da Ativa do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (1963) , mestrado em Administração pela UFSC (1983) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) . Professor adjunto IV da UFSC. Atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação Organizacional Estratégica, Mudanças Estratégicas, Stakeholders, Tipos Estratégicos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Filho, A. A., & Salm, J. F. (2000). A formação da estratégia pela aprendizagem organizacional. Revista De Ciências Da Administração, 2(3), 7–16. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)