Startups: uma revisão sistemática da literatura e direções para pesquisas futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e80666

Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear a literatura a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema startups e evidenciar algumas lacunas teóricas baseadas em publicações de periódicos científicos de grande renome. O período de 1990 a 2019 foi definido para a elaboração deste estudo. Usamos a planilha Excel, além dos pacotes HistCite ™, VOSviewer, IRATUMEQ e R Studio. Os resultados mostram que pela tipologia das startups avaliadas, após a leitura de 68% dos artigos, as organizações se caracterizam como um grupo de empresas novas, ou seja, relativamente jovens e inexperientes quando comparadas às mais estáveis e maduras em desenvolvimento organizacional. Referem-se àqueles que estão em estágio inicial e são suscetíveis à influência de diversos fatores, como investidores, clientes fornecedores, parceiros, etc., e devem pensar estrategicamente sobre como atuar e, trata-se de um grupo de startups dinâmicas que trabalhar com inovações.

Biografia do Autor

Luciana Santos Costa Vieira da Silva, Centro Universitário Municipal de São José - USJ

F

Fabíola Kaczam, Universidade Federal da Santa Maria (UFSM)

Engenheira de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (2017). Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Sede (2019). Licenciada em Educação profissional (PEG-UFSM 2019) e Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Anderson de Barros Dantas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas - FEAC/UFAL, atuando nos cursos de administração, de ciências contábeis e no Mestrado Administração Pública

Josenilde Mario Janguia, Universidade Mondlane-Moçambique

Doutorado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- Brasil (2016), Mestrado em Economia, Gestão e Administração pela Universidade Católica de Moçambique (2009). Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Eduardo Modlane. Tem experiência na área de Docencia, com ênfase em Economia, Gestão e Estratégia.

Referências

Almeida, C. P. B., & Goulart, B. N. G. (2017). Como minimizar vieses em revisões sistemáticas de estudos observacionais. Revista CEFAC, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 551-555, ago. 2017. DOI: 10.1590/1982-021620171941117.

Audretsch, D. B. (1994). Business survival and the decision to exit. Journal of the Economics of Business, 1(1), 125-137. DOI: https://doi.org/10.1080/758540503

Baldenius, T., & Meng, X. (2010). Signaling firm value to active investors. Review of Accounting Studies, 15(3), 584-619. DOI: https://doi.org/10.1007/s11142-010-9130-7

Bates, T. (1995). Analysis of survival rates among franchise and independent small business startups. Journal of Small Business Management, 33(2), 26.

de Almeida Biolchini, J. C., Mian, P. G., Natali, A. C. C., Conte, T. U., & Travassos, G. H. (2007). Scientific research ontology to support systematic review in software engineering. Advanced Engineering Informatics, 21(2), 133-151. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aei.2006.11.006

Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner’s manual: The step-by-step guide for building a great company. K & S Ranch. Inc, California. PubMed Abstract OpenURL.

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, 21(2), 513-518. ISSN: 1413-389X

Campanario, J. M. (2015). Providing impact: the distribution of JCR journals according to references they contribute to the 2-year and 5-year journal impact factors. Journal of Infometrics, v. 9, 398-407. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2015.01.005

Conti, A., Thursby, J., Thursby, M. (2013). Patents as Signals for Startup Financing, The Journal of Industrial Economics, v. 61, John Wiley & Sons Ltd. DOI: https://doi.org/10.1111/joie.12025

Cooper, B., & Vlaskovits, P. (2010). Entrepreneur’s Guide to Customer Development. ISBN-13: 978-0-9827436-0-7

Cressy, R. (1996). Are business startups debt-rationed? The economic journal, 106(438), 1253-1270. DOI: https://doi.org/10.2307/2235519

Crowne, M. (2002). Why software product startups fail and what to do about it. Evolution of software product development in startup companies. IEEE Xplore. 18-20 Aug. Doi: 10.1109/IEMC.2002.1038454.

Cohen, D. G.; Feld, B. (2010). Do More Faster: Techstars Lessons to Accelerate Your Startup. publisher: Wiley. October. ISBN: 1119583330, 9781119583332

Dahlstrand A. L. (2007). Technology-Based Entrepreneurship and Regional Development: The Case of Sweden. European Business Review. Bradford: 2007. Vol. 19, n. 5; p. 373. DOI: https://doi.org/10.1108/

Del Bosco, B., Chierici, R., & Mazzucchelli, A. (2019). Fostering Entrepreneurship: An Innovative Business Model to Link Innovation and New Venture Creation. Review of Managerial Science, 13(3), 561-574. DOI: https://doi.org/10.1007/s11846-018-0318-8

Figueiredo, E. B., de Cássia Catini, R., & Mendes, L. M. (2018). Mineração de Textos: Análise de Sentimento em Redes Sociais-Revisão Sistemática. Anais do WCF, Vol 5, pp 24-29. ISSN 2447-4703

Goel, R. K., & Saunoris, J. W. (2017). Dynamics of Knowledge Spillovers From Patents to Entrepreneurship: Evidence Across Entrepreneurship Types. Contemporary Economic Policy, 35(4), 700–715. Doi:10.1111/Coep.12224.

Gutmann, T. (2019). Harmonizing corporate venturing modes: an integrative review and research agenda. Management Review Quarterly, DOI: https://doi.org/10.1007/s11301-018-0148-4.

Hermanson, B. (2011). O que é uma startup. São Paulo: Mundo Sebrae.

Herrero C. A., Sampedro, I. R. & Fernández‐Laviada, A. (2014). Entrepreneurial intention: perceived advantages and disadvantages. Academia Revista Latino americana de Administración, 27(2), 284–315. DOI:10.1108/arla-09-2013-0144.

Hwangbo, K.S. & Seo, W.S. (2014). The current status and improvement strategy of the Korean start-up accelerators, Academy of Entrepreneurship Journal. questia.com

Kent M. & Coker P. (1992). Vegetation Description and Analysis: A Practical Approach. Wiley, Baffins Lane, Chichester, West Sussex, UK, p. 363.

Kim, L. (2005). Da imitação à inovação: a dinâmica do aprendizado tecnológico da Coréia. Unicamp.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33, 1-26.

Kollmann, T., Stöckmann, C., Hensellek, S., & Kensbock, J. (2016). European startup monitor 2016. Universität Duisburg-Essen Lehrstuhl für E-Business. ISBN: 978-3-938338-17-9

Kohler, T. (2016). Corporate accelerators: Building bridges between corporations and startups. Business Horizons, Vol. 59, No. 3, pp. 347-357. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2016.01.008

Kretschmer, H., Liming, L., & Kundra, R. (2001). Foundation of a global interdisciplinary research network (COLLNET) with Berlin as the virtual centre. Scientometrics, 52(3), 531-537. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1014268505676

Leydesdorff, L. (2009). How are new citation‐based journal indicators adding to the bibliometric toolbox? Journal of the American Society for Information Science and Technology, 60(7), 1327-1336. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.21024

Longhi, F. (2011). A história da revolução das startups. Imasters. Disponível em: http://imasters. com. br/artigo/20027/mercado/a-historia-da-revolucao-das-startups. acedido em, 14.

Machado Junior, C., & Souza, M. T. S. de. (2016). The Laws of Bibliometrics in Different Scientific Databases. Revista de Ciências da Administração, 18(44). DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p111

Manigart, S., Struyf, C. (1997). Financing High Technology Startups in Belgium: An Explorative Study. Small Business Economics 9, 125–135. https://doi.org/10.1023/A:1007967722346

Nager, M., Nelsen, C., & Nouyrigat, F. (2013). Startup Weekend: Como levar uma companhia do conceito à criação em 54h.

Oliveira, M. M. (2007). Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Padrão, L. C., & Andreassi, T. (2013). O desempenho de startups de base tecnológica: um estudo comparativo em regiões geográficas brasileiras. Revista da Micro e Pequena Empresa, 7(2).

Perin, B. (2015). A revolução das startups: o novo mundo do empreendedorismo de alto impacto. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books. 172p.

Ratinaud, P. (2009). IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Retrieved from http://www.iramuteq.org.

Ries, E. (2012). A Startup Enxuta. Leya.

Rivasa, J., Pereab, J.M., De-Pablos-Herederoc, C., Angonb, E., Barbab, C., & García, A. (2019). Canonical correlation of technological innovation and performance in sheep's dairy farms: Selection of a set of indicators. Agricultural Systems, v. 176. DOI: https://doi.org/10.1016/j.agsy.2019.102665

Rompho, N. (2018). Operational performance measures for startups. Measuring Business Excellence. DOI: https://doi.org/10.1108/MBE-06-2017-0028

Saemundsson R. J. (2004). Technical knowledge-seeking in a young and growing technologybased firm: incentives and direction. International Journal of Innovation Management. Vol. 8, n. 4; pp. 399–429. DOI: https://doi.org/10.1142/S136391960400112X

Saemundsson R. J. (2004). Technical knowledge-seeking in a young and growing technologybased firm: incentives and direction. International Journal of Innovation Management. Vol. 8, n. 4; pp. 399–429. DOI: https://doi.org/10.1142/S136391960400112X

Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83-89. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

Sampedro, I. R., Fernández‐Laviada, A., & Crespo, Á. H. (2014). Entrepreneurial intention: perceived advantages and disadvantages. Academia Revista Latinoamericana de Administración. DOI: https://doi.org/10.1108/ARLA-09-2013-0144

Sandelowski, M., Barroso, J., & Voils, C. I. (2007). Using qualitative metasummary to synthesize qualitative and quantitative descriptive findings. Research in nursing & health, 30(1), 99-111. DOI: https://doi.org/10.1002/nur.20176

Schwab, K. (2017). The fourth industrial revolution. Currency. DOI: https://doi.org/10.5430/ijfr.v9n2p90

Scimago Journal & Country Rank (SJR). 2018. https://www.scimagojr.com/

Spender, J. C., Corvello, V., Grimaldi, M., & Rippa, P. (2017). Startups and open innovation: a review of the literature. European Journal of Innovation Management. DOI: https://doi.org/10.1108/EJIM-12-2015-0131

Sunny, S. A., & Shu, C. (2019). Investments, incentives, and innovation: geographical clustering dynamics as drivers of sustainable entrepreneurship. Small Business Economics, 52(4), 905-927. DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-017-9941-z

Szerb, L., & Vörös, Z. (2019). The changing form of overconfidence and its effect on growth expectations at the early stages of startups. Small Business Economics, 1-15. DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-019-00297-9

Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, 14(3), 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

Venkataraman S. (2004). Regional transformation through technological entrepreneurship. Journal of Business Venturing. New York: vol. 19, n. 1; pp. 153-167.

Zupic, I., & Čater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429-472. DOI: 10.1016/j.jbusvent.2003.04.001

Downloads

Publicado

2021-09-08

Como Citar

Silva, L. S. C. V. da, Kaczam, F., Dantas, A. de B. ., & Janguia, J. M. . (2021). Startups: uma revisão sistemática da literatura e direções para pesquisas futuras. Revista De Ciências Da Administração, 23(60), 118–133. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e80666