The impact of social and environmental responsibility on the internationalization process: a case study of Eletro Aço Altona

Authors

  • Vanessa Fraga Souza Instituto Nacional de Serviço Social
  • Marialva Tomio Dreher FURB - Blumenau - SC
  • Mohamed Amal FURB - Blumenau - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

The Social and Environmental Responsibility (RSA) as an Organizational Strategy is oriented to capture issues related to the impacts of national and global activities of the firms. Thus, there is a growing number of organizations concerned with the application and to improve their international competitiveness. For a better understanding of this new pattern, we presented a case study of a Brazilian firm “Eletro Aço Altona” from the State of Santa Catarina (Brazil), that has developed its internationalization process based on a Strategy of Social and Environmental Responsibility. Using a qualitative and exploratory research method, we pointed out that the RSA Strategy, more specifically the strategy based on the Setting of Global Standard Network has been used as a mode to improve the international competitive of the company.

Author Biographies

Vanessa Fraga Souza, Instituto Nacional de Serviço Social

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilingüe pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004) É mestre em Administração. Pesquisa os temas responsabilidade social empresarial, ética, turismo sustentável, desenvolvimento sustentável. Atualmente é professora da disciplina de arquivística do curso de Secretriado Executivo Bilíngue e técnica previdenciária do Instituto Nacional Serviço Social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marialva Tomio Dreher, FURB - Blumenau - SC

Marialva Tomio Dreher possui graduação em administração pela Universidade Regional de Blumenau (1987), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau- FURB e coordenadora de 2 projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR e Administração - PPGAD. Tem experiência na área de Desenvolvimento Reginal e Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Sustentável; Administração e Responsabilidade Social e Turismo. Os indiçadores de produção bibliográfica são: 55 artigos em anais;10 artigos em periodicos; 4 capitulos de livros e orientações em mestrados e graduação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mohamed Amal, FURB - Blumenau - SC

possui graduação em Ciências Econômicas pela Université Hassan II de Casablanca (1985) , especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997) , mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau e Membro de corpo editorial da Revista de Negócios. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investimento externo direto, Empresas multinacionais, Panel data, Determinantes.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2007-09-12

How to Cite

Souza, V. F., Dreher, M. T., & Amal, M. (2007). The impact of social and environmental responsibility on the internationalization process: a case study of Eletro Aço Altona. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 103–126. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

Section

Articles