A influência da responsabilidade sócio-ambiental no processo de internacionalização: o caso da Electro Aço Altona

Autores/as

  • Vanessa Fraga Souza Instituto Nacional de Serviço Social
  • Marialva Tomio Dreher FURB - Blumenau - SC
  • Mohamed Amal FURB - Blumenau - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

A Responsabilidade Sócio-Ambiental (RSA) como Estratégia Organizacional vislumbra as questões sociais e ambientais que dizem respeito às preocupações com os impactos resultantes das operações organizacionais e seus efeitos. Isto ultrapassa fronteiras nacionais atingindo o mercado global que sofre pressões em torno da conservação ambiental. Neste contexto é crescente o número de organizações que procuram conformidades e normalizações da RSA reconhecidas em escala global, sob pena de perderem competitividade. Para compreender melhor este cenário, apresenta-se o resultado de um estudo de caso sobre a Responsabilidade Sócio-Ambiental no processo de internacionalização da Eletro Aço Altona, organização catarinense atuante no Mercado Internacional do Aço. A pesquisa exploratória qualitativa se deu por meio de uma entrevista semi-estruturado com o executivo da empresa. O cenário apresentado aponta para a conclusão de que a Estratégia de RSA contribui para a inserção competitiva internacional de uma organização, ocorrendo principalmente por meio da implementação de instrumentos de Sistemas de Rede de Padronização Global.

Biografía del autor/a

Vanessa Fraga Souza, Instituto Nacional de Serviço Social

Possui graduação em Secretariado Executivo Bilingüe pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004) É mestre em Administração. Pesquisa os temas responsabilidade social empresarial, ética, turismo sustentável, desenvolvimento sustentável. Atualmente é professora da disciplina de arquivística do curso de Secretriado Executivo Bilíngue e técnica previdenciária do Instituto Nacional Serviço Social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marialva Tomio Dreher, FURB - Blumenau - SC

Marialva Tomio Dreher possui graduação em administração pela Universidade Regional de Blumenau (1987), mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau- FURB e coordenadora de 2 projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR e Administração - PPGAD. Tem experiência na área de Desenvolvimento Reginal e Administração atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Sustentável; Administração e Responsabilidade Social e Turismo. Os indiçadores de produção bibliográfica são: 55 artigos em anais;10 artigos em periodicos; 4 capitulos de livros e orientações em mestrados e graduação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mohamed Amal, FURB - Blumenau - SC

possui graduação em Ciências Econômicas pela Université Hassan II de Casablanca (1985) , especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997) , mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau e Membro de corpo editorial da Revista de Negócios. Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Investimento externo direto, Empresas multinacionais, Panel data, Determinantes.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2007-09-12

Cómo citar

Souza, V. F., Dreher, M. T., & Amal, M. (2007). A influência da responsabilidade sócio-ambiental no processo de internacionalização: o caso da Electro Aço Altona. Revista De Ciencias De La Administración, 9(19), 103–126. https://doi.org/10.5007/%x

Número

Sección

Articulos