Práticas colaborativas de P&D no contexto de pequenas e médias empresas brasileiras

Authors

  • Daniela Baggio Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINUS)
  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p52

Abstract

A execução de práticas colaborativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) proporciona às empresas a complementaridade de recursos, criação e transferência de conhecimento, além de acelerar o processo de inovação. No entanto, se sabe muito pouco como as atividades colaborativas são organizadas e administradas entre organizações. Dessa forma, o presente artigo explora como pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras utilizam práticas colaborativas de P&D no processo da inovação aberta (IA). Investigou-se quais práticas colaborativas de P&D são adotadas por PMEs, os motivos para sua implementação e os mecanismos de coordenação das práticas colaborativas. Como estratégia investigativa optou-se por uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de dois casos em que ocorreram práticas colaborativas entre empresa-fornecedor e entre empresa-universidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade e dados secundários. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que os principais motivos para a adoção das práticas colaborativas estão vinculados a fatores de caráter individual em complemento com fatores institucionais e estratégicos.

Author Biographies

Daniela Baggio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINUS)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professor do programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Published

2016-12-16

How to Cite

Baggio, D., & Wegner, D. (2016). Práticas colaborativas de P&D no contexto de pequenas e médias empresas brasileiras. Journal of Administration Science, 1(3), 52–67. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p52

Issue

Section

Articles