Qualidade percebida dos serviços de auto-atendimento: um estudo no varejo bancário brasileiro

Autores/as

  • Paulo Henrique Nogueira Biscola Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Dario Henrique Oliveira Lima Filho UFMS - Campo Grande - MS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Os últimos anos foram caracterizados por elevado número de fusões e aquisições na indústria bancária, o que levou à necessidade de modernização das operações. Essa transição acarretou mudanças no serviço oferecido ao cliente, que passou a realizar operações financeiras em caixas automáticos. O objetivo deste trabalho foi examinar expectativas e percepções dos clientes em relação à qualidade dos serviços de auto-atendimento de bancos de varejo. Um estudo descritivo transversal único foi conduzido junto a uma amostra de 138 clientes de agências de três instituições bancárias. O modelo conceitual de qualidade de serviços, formulado por Parasuraman, Berry e Zeithaml (1990) constituiu o alicerce teórico do trabalho. Os dados revelam que as expectativas dos clientes são altas e suas percepções são baixas, variando em intensidade de uma dimensão para a outra; e os clientes percebem que não estão tendo suas reclamações atendidas de forma adequada, embora tenham confiança nos funcionários.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Nogueira Biscola, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Gado de Corte, concursado. Concluiu o mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV) em 2006. Foi professor na graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), bem como da especialização de Gestão em Marketing do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Dario Henrique Oliveira Lima Filho, UFMS - Campo Grande - MS

Possui doutorado em Administração de Empresas pela FGV - SP (1999), mestrado em Administração de Empresas pela FGV- SP (1991) e graduação em Administração pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1976). Atualmente é professor associado da UFMS nos programas de graduação, especialização e mestrado em administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, agronegócios, estratégia, marketing e transformação organizacional. Coordena dois grupos de pesquisa CNPq (Competitividade de Organizações Agroindustriais e Transformação Organizacional) e vários projetos de pesquisa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2006-01-07

Cómo citar

Biscola, P. H. N., & Lima Filho, D. H. O. (2006). Qualidade percebida dos serviços de auto-atendimento: um estudo no varejo bancário brasileiro. Revista De Ciencias De La Administración, 8(15), 47–62. https://doi.org/10.5007/%x

Número

Sección

Articulos