Criação ou destruição de valor na perspectiva do EVA® no ranking das maiores empresas da Revista Exame
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p103Resumen
Objetivou-se verificar o comportamento das maiores empresas brasileiras em vendas, com atuação nas regiões Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, listadas na revista Exame Melhores e Maiores, a partir da perspectiva de criação ou destruição de valor do
EVA®. Analisaram-se 316 empresas com o auxílio da estatística descritiva e da Análise de Correspondência para verificar a associação entre as empresas que mais criam valor (EVA®) e as regiões brasileiras e os setores de atuação. Constatou-se que 217 empresas criaram valor enquanto 99 destruíram valor. Os resultados dos testes apontaram que a região Centro-Oeste e os setores
atacado e varejo estão associados a uma alta criação de valor, não confirmando a primeira e a segunda hipóteses de pesquisa. Os resultados apontaram ainda que apenas 5 empresas mantiveram-se nas mesmas posições ao se comparar o ranking da revista Exame
com aquele elaborado pela perspectiva EVA®, não se confirmando a terceira hipótese de pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor transfiere todos los derechos de autor del artículo a la Revista Ciências da Administração, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier medio de publicación, impreso o electrónico, sin que se solicite la autorización previa y necesaria y, si se obtiene, incluirá la inscripción competente y el agradecimiento a la Revista.
Esta obra tiene una licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.