Gestão por Competências na Administração Pública de Portugal: uma análise a partir do ciclo interligado de legitimação e de validação

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Bárbara Galleli Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim-de-Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p29

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o modelo de gestão de pessoas por competências da Administração Pública de Portugal a partir do Ciclo Interligado de Legitimação e de Validação Qualitativa. As categorias consideradas foram: definição constitutiva, validade de construto, composta pela validade de conteúdo, validade de face e confiabilidade e validade preditiva. A análise do modelo de gestão por competências de Portugal permitiu a identificação de pontos críticos em suas premissas, propostas e objetivos. Em suma, constatou-se que o modelo utilizado pela Administração Pública de Portugal tem comprovada a validade das definições constitutiva e operacional e a validade de face. Contudo, foram identificadas fragilidades na validade de construto, especificamente na validade de conteúdo, na confiabilidade e na validade preditiva. Portanto, conclui-se que erros podem circundar o modelo por completo. Em seu âmbito, o presente artigo identificou e discutiu questões centrais no que se refere à implantação e à validação de modelos de competências, pertinentes tanto para organizações públicas quanto privadas. 

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina.

Bárbara Galleli, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Administração, na linha de Administração Geral, da Universidade de São Paulo (PPGA/USP). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Graduada pela mesma instituição no curso de Administração (2010).

Rafael Borim-de-Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006).

Downloads

Publicado

2014-04-09

Como Citar

Munck, L., Galleli, B., & Borim-de-Souza, R. (2014). Gestão por Competências na Administração Pública de Portugal: uma análise a partir do ciclo interligado de legitimação e de validação. Revista De Ciências Da Administração, 16(38), 29–46. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n38p29

Edição

Seção

Artigos