Identidade organizacional sustentável (IOS): um framework representativo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e98382Palavras-chave:
Identidade, Sensemaking, Sustentabilidade Organizacional, Identidade Organizacional SustentávelResumo
Objetivo: Propor um framework, fundamentado nas bases teóricas da Identidade e da Sustentabilidade Organizacionais e do Sensemaking, que apresente o conceito e a trajetória para o desenvolvimento de uma Identidade Organizacional Sustentável (IOS).
Metodologia/abordagem: Adota-se uma perspectiva qualitativo-descritiva, utilizando-se do guia de Jabareen (2009) para a construção de Frameworks, o qual envolve: Identificar e definir Conceitos-chave; Especificar Relacionamentos; Construir Diagramas e Avaliar e Refinar recorrentemente.
Originalidade/relevância: Ao se constatar a necessidade de mudanças basilares nas referências e sentidos que visam a construção de uma organização sustentável, emerge a relevância de uma nova identidade. A qual, seja capaz de referenciar e ser referenciada por novos sentidos e decisões mais condizentes com as demandas da sustentabilidade. Todavia, a revisão da literatura revelou insuficiência de propostas tanto sobre o conceito como sobre o processo de desenvolvimento de uma Identidade Organizacional Sustentável (IOS).
Principais resultados: A triangulação das bases teóricas utilizadas permitiu o construir de um Framework que explica a trajetória para melhor compreender o conceito e a relevância da IOS na construção de organizações sustentáveis.
Contribuições teóricas: Supre-se, tanto uma lacuna conceitual quanto metodológica, pois define-se o conceito de IOS e a trajetória para seu desenvolvimento.
Contribuição para a gestão: Ao clarificar o papel da IOS como norteadora e influenciadora de novos significados para as decisões surgem novos sentidos que, compartilhados socialmente, promoverão tanto o engajamento coletivo criador de alternativas para o alcance da sustentabilidade quanto novas referências que sustentem narrativas mais coerentes com a busca pela Sustentabilidade Organizacional.
Referências
Albert, A., & Whetten, D. A. (1985) Organizational Identity. In Cummings, L. L., Staw, M. M. (Eds.), Research in Organizational Behavior, 7, 263-296.
Bansal, P., & DesJardine, M. R. (2014). Business sustainability: It is about time. Strategic Organization, 12(1), 70-78. https://doi.org/10.1177/1476127013520265
Bansal, P., & Sharma, G. (2022). Three different approaches to impact: translating, cocreating, and performing. Business and Society, 61(4), 827-832. https://doi.org/10.1177/00076503211015926
Bouncken, Ricarda B.; Lapidus, Artur; Qui, Yixin. (2022). Organizational sustainability identity: ‘New Work’ of home offices and coworking spaces as facilitators. Sustainable Technology and Entrepreneurship.1(2), 1-10.
Caniglia, G., C. Luederitz, T. Wirth, I. von Fazey, B. Martín-López, K. Hondrila, A. König, et al. (2020). “A Pluralistic and Integrated Approach to Action-Oriented Knowledge for Sustainability.” Nature Sustainability 4 (2): 93–100. doi:10.1038/s41893-020-00616-z.
Cavenaghi, L. M. S., & Munck, L. (2019). Lógicas decisórias e suas implicações para a sustentabilidade nas organizações. Organizações & Sociedade, 26(91). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22564
Corley, K.G., Harquail, C.V., Pratt, M.G., Glynn, M.A., Fiol, C.M., & Hatch, M.J. (2006). Guiding organizational identity through aged adolescence. Journal of Management Inquiry, 15(2), 85-99.
Cristofaro, Matteo. (2022). Organizational sensemaking: A systematic review and a co-evolutionary model, European Management Journal, 40 (3), 393-405, https://doi.org/10.1016/j.emj.2021.07.003.
Dyllick, T., & Hockerts, K. (2002). Beyond the business case for corporate sustainability. Business Strategy and the environment, 11, 130-141.
Eccles, R.G.; Perkins, K.M. & Serafeim, G. (2012). How to Become a Sustainable Company. MIT Sloan Management Review, 53(4).
Fridman, A; Gershon, R; (2023). Reply to Kasper et al.: Identity threat is lower when supporting an opposing group member than an opposing group. PNAS, 120 (12). https://doi.org/10.1073/pnas.2301641120
Frostenson, Magnus; Helin, Sven; Arbin, Katarina; (2022). Organizational sustainability identity: Constructing oneself as sustainable. Scandinavian Journal of Management. 38 ( 3), 101-229.
Gioia, D. A. (1998). From individual to organizational identity. In Whetten, D. A., Godfrey, P. C. (Eds.), Identity in organizations building theory through conversations (pp. 17-31). London: Sage Publications.
Gioia, D.A., Chittipeddi, K. (1991). Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, 12, 433-448.
Gioia, D. A., & Hamilton, A. L. (2016). Great debates in organizational identity study. The Oxford handbook of organizational identity, 21-38.
Gioia, D. A., Patvardhan, S. D., Hamilton, A. L., & Corley, K. G. (2013). Organizational Identity Formation and Change. The Academy of Management Annals, 7(1), 123-192. doi: 10.1080/19416520.2013.762225
Gioia, D.A., Price, K.N., Hamilton, A.L., & Thomas, J.B. (2010). Forging an identity: An insider-outsider study of processes involved in the formation of organizational identity. Administrative Science Quarterly, 55(1), 1–46.
Gladwin, T. N., Kennelly, J. J., & Krause, T. S. (1995). Shifting Paradigms for Sustainable Development: Implications for Management Theory and Research. The Academy of Management Review, 20(4), 874-907.
Glynn, M. A., Lockwood. C., & Raffaelli, R. (2015). Staying the Same While Changing: Organizational Identity in the Face of Environmental Challenges. In: Henderson, R.; Gulati, R., & Tushman, M, (Eds.), Leading Sustainable Change: An Organizational Perspective. Oxford University Press.
Hamilton, A., & Gioia, D. A. (2009). Fostering Sustainability-Focused Organizational Identities. In: Roberts, L.M. & Dutton, J. (Eds.), Exploring Positive Identities and Organizations: Building a Theoretical and Research Foundation. New York, NY: Psychology Press, Taylor & Francis Group.
He, H., & Brown, A. D. (2013). Organizational Identity and Organizational Identification: A Review of the Literature and Suggestions for Future Research. Group & Organization Management, 38(1), 3–35. https://doi.org/10.1177/1059601112473815
Jabareen, Y. (2009). Building a conceptual framework: philosophy, definitions, and procedure. International Journal of qualitative methods, 8(4), 49-62.
Jaich, H. (2022). Linking environmental management and employees' organizational identification: The mediating role of environmental attitude. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(2), 305–315. https://doi-org.ez78.periodicos.capes.gov.br/10.1002/csr.2201
Jamali, D. (2006) Insights into triple bottom line integration from a learning organization perspective. Business Process Management Journal, 12(6), 809-821.
Landrum, N. (2017). Stages of Corporate Sustainability: Integrating the Strong Sustainability Worldview. Organization & Environment, 31(4), 287-313.
Liebscher, P. (1998). Quantity with quality? Teaching quantitative and qualitative methods in a LIS Master´s program. Library Trends, 46(4), p. 668-680.
Maitlis, S., Christianson, M. (2014). Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, 8(1), 57-125.
Munck, L. (2013). Gestão da sustentabilidade em contexto organizacional. São Paulo: Cengage.
Munck, L. (2015). Gestão da Sustentabilidade em Contexto Organizacional: Integrando Sensemaking, Narrativas e Processo Decisório Estratégico. Organizações & Sociedade, v. 22(75), 521-538.
Munck, L. & Tomiotto, M.F. (2019) "Sustainability in organizational context: Reflections on the meanings attributed to the decision-making process and its strategic implications at Itaipu", Revista de Gestão, Vol. 26 Issue: 1, pp.22-38.. https://doi.org/10.1108/REGE-03-2018-0040
Oliveira, J. S. de, & Cavedon, N. R. (2013). Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE-Revista De Administração De Empresas, 53(2), 156–168.
Patvardhan, Shubha. (2012). Organizational Identity Change: Review and Reflection on Three Decades of Research. Academy of Management Proceedings. 1-1. 10.5465/AMBPP.2012.153.
Perey, R. (2015). Making sense of sustainability through an individual interview narrative. Culture and Organization, 21(2), 147-173.
Poroli, A., & Cooren, F. (2023). Investigating the making of organizational social responsibility as a polyphony of voices: A ventriloquial analysis of practitioners’ interactions. Human Relations, 0(0). https://doi.org/10.1177/00187267231158497
Pratt, M. G., Schultz, M., Ashforth, B. E., & Ravasi, D. (2016). On the Identity of Organizational Identity: Looking Backwards Towards the Future. In M. G. Pratt, M. Schultz, B. E. Ashforth, & D. Ravasi (Eds.), The Oxford Handbook of Organizational Identity (pp. 494-500). Oxford University Press.
Scoones, I., A. Stirling, D. Abrol, J. Atela, L. Charli-Joseph, H. Eakin, A. Ely, et al. (2020). “Transformations to Sustainability: Combining Structural, Systemic and Enabling Approaches.” Current Opinion in Environmental Sustainability 42: 65–75. doi:10.1016/j.cosust.2019.12.004.
Simões, C., Sabastiani, R. (2017). The Nature of the Relationship Between Corporate Identity and Corporate Sustainability: Evidence from The Retail Industry. Business Ethics Quarterly, 27 (3), 423-453.
United Nations. (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Retrieved from https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld
Valente, M. (2012). Theorizing Firm Adoption of Sustaincentrism. Organization Studies. Londres, Reino Unido, 33(4), 563-591.
Weick, K. (1979). The Social Psychology of Organizing. Massachusetts: Addison- Wesley.
Weick, K. (1995). Sensemaking in organizations. London Sage, UK.
Weick, K. E., Sutcliffe, K. M., & Obstfeld, D. (2005). Organizing and the Process of Sensemaking. Organization Science, 16(4), 409–421.
Waas, T.; Hugé, J.; Block, T.; Wright, T.; Benitez-Capistros, F.; Verbruggen, A. (2014). Sustainability Assessment and Indicators: Tools in a Decision-Making: Strategy for Sustainable Development. Sustainability, (6), 5512-5534. https://doi.org/10.3390/su6095512.
Whetten, D. (2006). Albert and Whetten Revisited: Strengthening the Concept of Organizational Identity. Journal of Management Inquiry, 15(3), 219-234.
World Commission on Environment and Development (WCED). (1987). Our common future Oxford: Oxford University Press.
Zanten, J.A., & Tulder, R. (2021). Improving companies' impacts on sustainable development: A nexus approach to the SDGS. Business Strategy and the Environment, 1- 18.
Zagenczyk, T. J., & Powell, E. E. (2023). Social networks and citizenship behavior: The mediating effect of organizational identification. Human Resource Management, 62(4), 461–475. https://doi.org/10.1002/hrm.22144
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciano Munck, Lucas Dias Seolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.