Identidade organizacional sustentável (IOS): um framework representativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e98382

Palavras-chave:

Identidade, Sensemaking, Sustentabilidade Organizacional, Identidade Organizacional Sustentável

Resumo

Objetivo: Propor um framework, fundamentado nas bases teóricas da Identidade e da Sustentabilidade Organizacionais e do Sensemaking,  que apresente o conceito e a trajetória para o desenvolvimento de uma Identidade Organizacional Sustentável (IOS).  

Metodologia/abordagem: Adota-se uma perspectiva qualitativo-descritiva, utilizando-se do guia de Jabareen (2009) para a construção de Frameworks, o qual envolve: Identificar e definir Conceitos-chave; Especificar Relacionamentos; Construir Diagramas e Avaliar e Refinar recorrentemente. 

Originalidade/relevância: Ao se constatar a necessidade de mudanças basilares nas referências e sentidos que visam a construção de uma organização sustentável,  emerge a relevância de uma nova identidade. A qual, seja capaz de referenciar e ser referenciada por novos sentidos e decisões mais condizentes com as demandas da sustentabilidade. Todavia, a revisão da literatura revelou insuficiência de propostas tanto sobre o conceito como sobre o processo de desenvolvimento de uma Identidade Organizacional Sustentável (IOS). 

Principais resultados: A triangulação das bases teóricas utilizadas permitiu o construir de um Framework que explica a trajetória para melhor compreender o conceito e a relevância da IOS na construção de organizações sustentáveis. 

Contribuições teóricas: Supre-se, tanto uma lacuna conceitual quanto metodológica, pois define-se o conceito de IOS e a trajetória para seu desenvolvimento. 

Contribuição para a gestão: Ao clarificar o papel da IOS como norteadora e influenciadora de novos significados para as decisões surgem novos sentidos que, compartilhados socialmente, promoverão tanto o engajamento coletivo criador de alternativas para o alcance da sustentabilidade quanto novas referências que sustentem narrativas mais coerentes com a busca pela Sustentabilidade Organizacional.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999) e doutorado em Administração pela USP (2005). Atualmente é professor da UEL e PUC/PR.

Lucas Dias Seolin, Universidade Estadual de Londrina

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). MBA em Gestão Executiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Pós graduação em Direito e Tecnologia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP/SP) e Graduação em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem vivência no setor público e privado. Experiência na área de ciências sociais aplicadas, com ênfase em ramos do direito, administração, comunicação e temáticas interdisciplinares, tais como responsabilidade social e sustentabilidade. Advogado, Assessor em comunicação/marketing e professor-tutor. É autor e coautor de artigos em eventos e revistas acadêmicas. Realizou também palestras e materiais de estudos, bem como possui atuação no ensino à distância (EAD) em diferentes componentes curriculares. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Membro da Agência Conecte Comunicação (Conselheiro). Membro do GEPEcS (grupo de pesquisa sobre Gestão, Competência e Sustentabilidade). Atualmente, tem interesse nos seguintes temas: gestão estratégica, marketing e comunicação, branding, comunicação digital, negociação, compliance, direito digital, legal design, ESG e sustentabilidade.

Referências

Albert, A., & Whetten, D. A. (1985) Organizational Identity. In Cummings, L. L., Staw, M. M. (Eds.), Research in Organizational Behavior, 7, 263-296.

Bansal, P., & DesJardine, M. R. (2014). Business sustainability: It is about time. Strategic Organization, 12(1), 70-78. https://doi.org/10.1177/1476127013520265

Bansal, P., & Sharma, G. (2022). Three different approaches to impact: translating, cocreating, and performing. Business and Society, 61(4), 827-832. https://doi.org/10.1177/00076503211015926

Bouncken, Ricarda B.; Lapidus, Artur; Qui, Yixin. (2022). Organizational sustainability identity: ‘New Work’ of home offices and coworking spaces as facilitators. Sustainable Technology and Entrepreneurship.1(2), 1-10.

Caniglia, G., C. Luederitz, T. Wirth, I. von Fazey, B. Martín-López, K. Hondrila, A. König, et al. (2020). “A Pluralistic and Integrated Approach to Action-Oriented Knowledge for Sustainability.” Nature Sustainability 4 (2): 93–100. doi:10.1038/s41893-020-00616-z.

Cavenaghi, L. M. S., & Munck, L. (2019). Lógicas decisórias e suas implicações para a sustentabilidade nas organizações. Organizações & Sociedade, 26(91). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22564

Corley, K.G., Harquail, C.V., Pratt, M.G., Glynn, M.A., Fiol, C.M., & Hatch, M.J. (2006). Guiding organizational identity through aged adolescence. Journal of Management Inquiry, 15(2), 85-99.

Cristofaro, Matteo. (2022). Organizational sensemaking: A systematic review and a co-evolutionary model, European Management Journal, 40 (3), 393-405, https://doi.org/10.1016/j.emj.2021.07.003.

Dyllick, T., & Hockerts, K. (2002). Beyond the business case for corporate sustainability. Business Strategy and the environment, 11, 130-141.

Eccles, R.G.; Perkins, K.M. & Serafeim, G. (2012). How to Become a Sustainable Company. MIT Sloan Management Review, 53(4).

Fridman, A; Gershon, R; (2023). Reply to Kasper et al.: Identity threat is lower when supporting an opposing group member than an opposing group. PNAS, 120 (12). https://doi.org/10.1073/pnas.2301641120

Frostenson, Magnus; Helin, Sven; Arbin, Katarina; (2022). Organizational sustainability identity: Constructing oneself as sustainable. Scandinavian Journal of Management. 38 ( 3), 101-229.

Gioia, D. A. (1998). From individual to organizational identity. In Whetten, D. A., Godfrey, P. C. (Eds.), Identity in organizations building theory through conversations (pp. 17-31). London: Sage Publications.

Gioia, D.A., Chittipeddi, K. (1991). Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, 12, 433-448.

Gioia, D. A., & Hamilton, A. L. (2016). Great debates in organizational identity study. The Oxford handbook of organizational identity, 21-38.

Gioia, D. A., Patvardhan, S. D., Hamilton, A. L., & Corley, K. G. (2013). Organizational Identity Formation and Change. The Academy of Management Annals, 7(1), 123-192. doi: 10.1080/19416520.2013.762225

Gioia, D.A., Price, K.N., Hamilton, A.L., & Thomas, J.B. (2010). Forging an identity: An insider-outsider study of processes involved in the formation of organizational identity. Administrative Science Quarterly, 55(1), 1–46.

Gladwin, T. N., Kennelly, J. J., & Krause, T. S. (1995). Shifting Paradigms for Sustainable Development: Implications for Management Theory and Research. The Academy of Management Review, 20(4), 874-907.

Glynn, M. A., Lockwood. C., & Raffaelli, R. (2015). Staying the Same While Changing: Organizational Identity in the Face of Environmental Challenges. In: Henderson, R.; Gulati, R., & Tushman, M, (Eds.), Leading Sustainable Change: An Organizational Perspective. Oxford University Press.

Hamilton, A., & Gioia, D. A. (2009). Fostering Sustainability-Focused Organizational Identities. In: Roberts, L.M. & Dutton, J. (Eds.), Exploring Positive Identities and Organizations: Building a Theoretical and Research Foundation. New York, NY: Psychology Press, Taylor & Francis Group.

He, H., & Brown, A. D. (2013). Organizational Identity and Organizational Identification: A Review of the Literature and Suggestions for Future Research. Group & Organization Management, 38(1), 3–35. https://doi.org/10.1177/1059601112473815

Jabareen, Y. (2009). Building a conceptual framework: philosophy, definitions, and procedure. International Journal of qualitative methods, 8(4), 49-62.

Jaich, H. (2022). Linking environmental management and employees' organizational identification: The mediating role of environmental attitude. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(2), 305–315. https://doi-org.ez78.periodicos.capes.gov.br/10.1002/csr.2201

Jamali, D. (2006) Insights into triple bottom line integration from a learning organization perspective. Business Process Management Journal, 12(6), 809-821.

Landrum, N. (2017). Stages of Corporate Sustainability: Integrating the Strong Sustainability Worldview. Organization & Environment, 31(4), 287-313.

Liebscher, P. (1998). Quantity with quality? Teaching quantitative and qualitative methods in a LIS Master´s program. Library Trends, 46(4), p. 668-680.

Maitlis, S., Christianson, M. (2014). Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, 8(1), 57-125.

Munck, L. (2013). Gestão da sustentabilidade em contexto organizacional. São Paulo: Cengage.

Munck, L. (2015). Gestão da Sustentabilidade em Contexto Organizacional: Integrando Sensemaking, Narrativas e Processo Decisório Estratégico. Organizações & Sociedade, v. 22(75), 521-538.

Munck, L. & Tomiotto, M.F. (2019) "Sustainability in organizational context: Reflections on the meanings attributed to the decision-making process and its strategic implications at Itaipu", Revista de Gestão, Vol. 26 Issue: 1, pp.22-38.. https://doi.org/10.1108/REGE-03-2018-0040

Oliveira, J. S. de, & Cavedon, N. R. (2013). Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional. RAE-Revista De Administração De Empresas, 53(2), 156–168.

Patvardhan, Shubha. (2012). Organizational Identity Change: Review and Reflection on Three Decades of Research. Academy of Management Proceedings. 1-1. 10.5465/AMBPP.2012.153.

Perey, R. (2015). Making sense of sustainability through an individual interview narrative. Culture and Organization, 21(2), 147-173.

Poroli, A., & Cooren, F. (2023). Investigating the making of organizational social responsibility as a polyphony of voices: A ventriloquial analysis of practitioners’ interactions. Human Relations, 0(0). https://doi.org/10.1177/00187267231158497

Pratt, M. G., Schultz, M., Ashforth, B. E., & Ravasi, D. (2016). On the Identity of Organizational Identity: Looking Backwards Towards the Future. In M. G. Pratt, M. Schultz, B. E. Ashforth, & D. Ravasi (Eds.), The Oxford Handbook of Organizational Identity (pp. 494-500). Oxford University Press.

Scoones, I., A. Stirling, D. Abrol, J. Atela, L. Charli-Joseph, H. Eakin, A. Ely, et al. (2020). “Transformations to Sustainability: Combining Structural, Systemic and Enabling Approaches.” Current Opinion in Environmental Sustainability 42: 65–75. doi:10.1016/j.cosust.2019.12.004.

Simões, C., Sabastiani, R. (2017). The Nature of the Relationship Between Corporate Identity and Corporate Sustainability: Evidence from The Retail Industry. Business Ethics Quarterly, 27 (3), 423-453.

United Nations. (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Retrieved from https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld

Valente, M. (2012). Theorizing Firm Adoption of Sustaincentrism. Organization Studies. Londres, Reino Unido, 33(4), 563-591.

Weick, K. (1979). The Social Psychology of Organizing. Massachusetts: Addison- Wesley.

Weick, K. (1995). Sensemaking in organizations. London Sage, UK.

Weick, K. E., Sutcliffe, K. M., & Obstfeld, D. (2005). Organizing and the Process of Sensemaking. Organization Science, 16(4), 409–421.

Waas, T.; Hugé, J.; Block, T.; Wright, T.; Benitez-Capistros, F.; Verbruggen, A. (2014). Sustainability Assessment and Indicators: Tools in a Decision-Making: Strategy for Sustainable Development. Sustainability, (6), 5512-5534. https://doi.org/10.3390/su6095512.

Whetten, D. (2006). Albert and Whetten Revisited: Strengthening the Concept of Organizational Identity. Journal of Management Inquiry, 15(3), 219-234.

World Commission on Environment and Development (WCED). (1987). Our common future Oxford: Oxford University Press.

Zanten, J.A., & Tulder, R. (2021). Improving companies' impacts on sustainable development: A nexus approach to the SDGS. Business Strategy and the Environment, 1- 18.

Zagenczyk, T. J., & Powell, E. E. (2023). Social networks and citizenship behavior: The mediating effect of organizational identification. Human Resource Management, 62(4), 461–475. https://doi.org/10.1002/hrm.22144

Publicado

04-12-2024

Como Citar

Munck, L., & Seolin, L. D. (2024). Identidade organizacional sustentável (IOS): um framework representativo . Revista De Ciências Da Administração, 26(66), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e98382

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.