Saturação Teórica em Pesquisas Qualitativas: Relato de uma Experiência de Aplicação em Estudo na Área de Administração
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p40Resumen
A transparência e a clareza dos relatórios de pesquisa, destacando a etapa de coleta de dados, são consideradas parâmetros importantes de avaliação do rigor científico em estudos qualitativos. Por essa razão, quanto mais explicitados forem os procedimentos de coleta e análise, mais qualidade poderá ser aferida ao estudo. Um roteiro de saturação teórica empregado na análise dos dados pode colaborar com esse propósito. Este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência do uso da técnica de saturação teórica no campo das ciências sociais aplicadas, descrevendo os passos e ressaltando os desafios enfrentados. Foram discutidos e problematizados os seguintes tópicos: categorias de análise, roteiro de pesquisa, critérios para organização da amostra, ponto de saturação, registro e constatação final da saturação teórica. Espera-se, a partir dos resultados alcançados, contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a técnica, especialmente, entre investigadores qualitativos do campo da Administração. Além disso, o estudo também contribui com a divulgação de um roteiro empírico para sistematização e tratamento de dados em estudos que optarem pela saturação teórica.
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