A flexibilização do trabalho e da gestão de pessoas limitadas pela racionalidade instrumental

Autores

  • Clesar Luiz Loch UFSC - Florianópolis - SC
  • Guilherme Silveira Correia CELESC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este ensaio teórico busca discutir a flexibilização do trabalho e da Gestão de Pessoas inserida num contexto em que prevalece uma racionalidade instrumental própria das organizações empresariais. O trabalho pode trazer conotações positivas, como seu caráter transformador e emancipatório, bem como trazer seu oposto: alienação e sofrimento. No modo de produção capitalista, o trabalho se organiza de acordo com os interesses e necessidades do capital. Acompanhando as mudanças do trabalho a Gestão de Pessoas flexibiliza-se por meio de práticas inovadoras com objetivo pretenso de resgatar a subjetividade humana. Essa flexibilização se desenvolve num contexto em que prevalece a racionalidade instrumental. Acredita-se que uma Gestão de Pessoas baseada numa ótica substantiva, caracterizada por uma forma ética de conduta e plena de valores, tende a proporcionar uma efetiva participação do trabalhador. Assim, o trabalho poderia se desenvolver de maneira a promover as potencialidades humanas conferindo a este um caráter criativo, transformador e emancipatório.

Biografia do Autor

Clesar Luiz Loch, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela UFSC (1988), especialização em Administração de Recursos Humanos pela UFSC (1991) , especialização em Gestão Empresarial pela FGV - RJ (1998) e mestrado em Administração pela UFSC (2005) . Atualmente é Administrador da UFSC. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Criatividade, Trabalho, Universidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Guilherme Silveira Correia, CELESC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (2000) e mestrado em Administração pela UFSC (2004). Atualmente é professor da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, administrador da CELESC e professor da Faculdade Avantis. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, organizações, marketing, criatividade, educação e racionalidade.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Loch, C. L., & Correia, G. S. (2004). A flexibilização do trabalho e da gestão de pessoas limitadas pela racionalidade instrumental. Revista De Ciências Da Administração, 6(12), 09–30. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)