A estratégia multimarcas como um fator de inovação em revenda de veículos novos

Autores

  • Silvio Popadiuk UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carlos Renato Meinert General Motors

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A estrutura do canal de distribuição de veículos automotores no Brasil permanece estável desde sua origem. As concessionárias que representam somente uma marca atuam em áreas exclusivas e são responsáveis por venderem veículos novos, prestarem assistência técnica e revenderem peças originais. Este estudo - o caso de uma concessionária inovadora – que atua de forma consolidada com a representação de três marcas diferentes no mesmo local, demonstra como as concessionárias brasileiras podem se adaptar às regras semelhantes às adotadas na Europa em 2002, quando foi permitido às concessionárias representarem mais de uma marca e optarem por possuir as operações de vendas e/ou assistência técnica no local de sua escolha. O modelo praticado pela concessionária estudada se mostrou viável em razão de suas particularidades porque representa três marcas ao mesmo tempo. Para a implementação, por outros grupos no País, desse mesmo modelo, seria necessário ocorrer situação semelhante à encontrada pelo grupo United Auto, ou mudar a legislação no Brasil.

Biografia do Autor

Silvio Popadiuk, UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade São Paulo (1979), mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo (1992), doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade São Paulo (1996) e Pós-Doutorado na Universidade de Toronto, na Faculty of Information Studies, Canadá (2004), concentrando suas pesquisas em ativos estratégicos de conhecimento relacionados com gestão e criação do conhecimento, resource based view, capacidade de absorção do conhecimento, exploitation e exploration do conhecimento, rotinas e inovação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas. Lidera um grupo de pesquisas do CNPq que estuda temas relacionados à competitividade das empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Renato Meinert, General Motors

possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) , especialização em Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999) e especialização em Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999) . Atualmente é Gerente Administrativo da General Motors do Brasil Ltda.. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2007-05-12

Como Citar

Popadiuk, S., & Meinert, C. R. (2007). A estratégia multimarcas como um fator de inovação em revenda de veículos novos. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 80–104. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos