Formação interdisciplinar de professores de administração

Autores

  • Cláudio Antônio Tordino FGV - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p93

Resumo

O aumento de escopo da área tem levado a Administração à constituição de subáreas especializadas, em detrimento da visão de conjunto, cada vez mais requerida. Essa fragmentação compele à inclusão de novas disciplinas nos currículos dos cursos de graduação em Administração, com o fito de mantê-los atualizados. Parece, contudo, que a multiplicidade de disciplinas mais tem gerado perplexidades do que propiciado a professores e estudantes a ambicionada compreensão do todo. Este texto discute a idéia de que o sucesso de um curso de graduação em Administração pode depender da formação abrangente e integrada de seus professores. A alternativa proposta é a da adoção de programa de formação de professores calcado em abordagem interdisciplinar e aprendizagem com pesquisa, para que, dessa experiência por eles vivida, obtenham visão compreensiva das áreas de Administração, independentemente das disciplinas que ministrem, e encontrem caminhos para práticas consistentes e conseqüentes que levem à autonomização dos estudantes.

Biografia do Autor

Cláudio Antônio Tordino, FGV - São Paulo - SP

Possui graduação em Economia - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1970); graduação em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981); especialização em Didática do Ensino Superior - Universidade Mackenzie (1992); mestrado em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2004); mestrado em Educação (Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

Tordino, C. A. (2008). Formação interdisciplinar de professores de administração. Revista De Ciências Da Administração, 93–113. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p93

Edição

Seção

Artigos