Novas Propostas Pedagógicas para o Desenvolvimento de Disciplinas Ministradas em Línguas Estrangeiras nas Salas de Aula Multiculturais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p130Resumo
Este estudo discorre sobre a atual tendência da oferta de disciplinas de graduação, ministradas em línguas estrangeiras, fundamentais para a formação dos profissionais globais, que necessitam de competências diferenciadas para atuação em mercados multiculturais. Fez-se uma reflexão sobre os conceitos de internacionalização, mobilidade acadêmica e internacionalização curricular e realizou-se um estudo de caso longitudinal, num período de três anos (2010-2013), descrevendo a trajetória da disciplina Intercultural Communication, ministrada em língua inglesa numa sala de aula multicultural, em uma Instituição de Ensino Superior. Para análise dos resultados, foram utilizados os dados fornecidos pelo sistema de avaliação on-line. Os resultados mostram o grau de satisfação dos estudantes que cursaram a disciplina e colocam em relevo as competências dos profissionais que ministram aulas em línguas estrangeiras em que a habilidade com a língua é fundamental, no entanto, o domínio do conteúdo e a aplicação de metodologias adequadas não são menos importantes.
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