A epistemologia de Fleck: uma contribuição ao debate sobre a natureza da ciência

Autores

  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p237

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir ideias de Ludwik Fleck através de uma síntese do estudo de caso realizado por Fleck sobre a doença sífilis articulada a um episódio da história da ciência, a reação de Wassermann, e sua relação com outros conhecimentos históricos. Aspectos fundamentais da teoria do conhecimento de Fleck são apresentados ao longo desta síntese, tendo presente que suas ideias não são recentes, mas entendendo que mantêm certa atualidade quando confrontadas com características do trabalho científico atual, especialmente na Física Moderna. Visa também contribuir com o debate epistemológico em curso na literatura e discutir o potencial das categorias propostas por Fleck para uma melhor compreensão de aspectos associados à Educação em Ciências.

Biografia do Autor

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada (2000), Mestre em Física (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2010), na área de Ensino de Física, atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA, atualmente é Professor Emérito da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS; foi professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha de 1998 a 2013; integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001; é pesquisador 1A do CNPq, na área de Educação, desde 1989, tendo orientado dezenas de mestrados e doutorados. 

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Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos