Ensino de ciências nos anos iniciais e a formação continuada de professores em ambientes virtuais colaborativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p289Resumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em ensino de ciências na formação continuada, modalidade a distância, de professores dos anos iniciais. O objetivo foi analisar as contribuições de uma disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia, orientada metodologicamente pelos princípios do educar pela pesquisa, para as práticas desses professores relacionadas ao ensino de ciências. Também se teve como meta avaliar o fórum de discussões da disciplina como espaço virtual colaborativo de aprendizagem. O material empírico constituiu-se das manifestações postadas pelos professores no fórum de discussão da disciplina. A pesquisa caracterizou-se metodologicamente como de natureza qualitativa, e as interpretações foram realizadas a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a disciplina motivou reflexões a partir das trocas de experiências dos participantes relatadas no fórum, o que gerou possibilidades de ressignificação da própria prática pedagógica e ampliou os conhecimentos de ciências e seu ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
