Aprendizagem científica no facebook

Clelder Luiz Pedro, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o papel do Facebook na aprendizagem científica. Foram analisados os Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) trocados no Facebook, entre quatro grupos de ensino médio e estudantes de graduação das instituições de ensino no estado do Paraná, ao longo de um período de dez meses no ano de 2012. Os dados foram analisados de acordo com os Focos da Aprendizagem Científica (FAC), assumidos como categorias a priori e indicadores de aprendizagem científica. Através deste estudo foi possível obter evidências de aprendizagem científica em conversas postadas pelos alunos neste cenário virtual. Este fato levou-nos a considerar que, para os grupos analisados o Facebook teve um papel importante no processo de aprendizagem, podendo ser utilizado como um recurso de ensino na promoção de uma maior participação e interação dos alunos e melhorar a relação dos mesmos com o conteúdo escolar. Em vários momentos os DIAIs contribuíram para a construção e desenvolvimento do conhecimento e o compartilhamento de informações relacionadas com os temas propostos em sala de aula.


Palavras-chave


facebook; diálogos de aprendizagem informal (DIAI); focos da aprendizagem científica (FAC)

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.