O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio

Autores

  • Silvaney de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p121

Resumo

Neste artigo analisamos as concepções de tecnologia apresentadas por alunos do Ensino Médio durante uma intervenção didático-pedagógica com Enfoque CTS em uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e com observação participante. Os dados constituídos foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A análise dos dados indica que os estudantes apresentam diferentes visões sobre o que vem a ser a tecnologia e o modo como ela influencia e é influenciada pelo contexto sociocultural em que se insere. Além disso, observou-se maior participação dos alunos durante as aulas, evidenciando o interesse que o assunto desperta nos estudantes nessa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Silvaney de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1998), licenciado em Química pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2003) e mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor do Quadro Próprio do Magistério do Paraná.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestre em Ciências – Química Analítica pela Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto-SP (1991) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná-UFPR desde 1992, atuando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR. 

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências-Habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado – UnC-Concórdia (1989), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutor em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná-UFPR, atuando nas Licenciaturas de Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos