O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio

Autores/as

  • Silvaney de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p121

Resumen

Neste artigo analisamos as concepções de tecnologia apresentadas por alunos do Ensino Médio durante uma intervenção didático-pedagógica com Enfoque CTS em uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e com observação participante. Os dados constituídos foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A análise dos dados indica que os estudantes apresentam diferentes visões sobre o que vem a ser a tecnologia e o modo como ela influencia e é influenciada pelo contexto sociocultural em que se insere. Além disso, observou-se maior participação dos alunos durante as aulas, evidenciando o interesse que o assunto desperta nos estudantes nessa modalidade de ensino.

Biografía del autor/a

Silvaney de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1998), licenciado em Química pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2003) e mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor do Quadro Próprio do Magistério do Paraná.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestre em Ciências – Química Analítica pela Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto-SP (1991) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – Campus São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná-UFPR desde 1992, atuando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR. 

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Ciências-Habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado – UnC-Concórdia (1989), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutor em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná-UFPR, atuando nas Licenciaturas de Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática.

Publicado

2016-11-24

Número

Sección

Artigos