Motivos de estudantes para participação em tarefas investigativas na aula de matemática em uma perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p349Resumo
A proposta deste artigo é apresentar uma discussão em torno dos motivos de um grupo de estudantes para participarem de tarefas investigativas na aula de Matemática em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que os motivos são vários e que emergem no emaranhado social do qual os indivíduos fazem parte, utilizamos a Teoria Histórico-Cultural da Atividade como referencial teórico de análise, uma vez que ela considera o desenvolvimento humano como algo que se dá quando os indivíduos participam em grupos sociais. A análise qualitativa dos dados, obtidos por meio de entrevistas com os estudantes do grupo, sujeitos da pesquisa, mostrou que os motivos que os levam a participar de tarefas investigativas podem estar relacionados a elas, mas não somente. O entorno social no qual os estudantes estão inseridos pode ser tão, ou até mais importante para o surgimento de motivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
