A abordagem temática na educação em ciências: a caracterização de um estilo de pensamento

Autores

  • Thiago Flores Magoga Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p131

Resumo

NNo presente artigo – o qual é um recorte de uma pesquisa de mestrado – são apresentados e discutidos resultados sobre como pesquisadores da área de ensino de ciências entendem e trabalham com a perspectiva curricular da Abordagem Temática. Baseando-se em conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, investigam-se quem são os pesquisadores que fazem parte do círculo esotérico de sujeitos e que, portanto, constroem conhecimento sobre o referido assunto. Nesse sentido, também, após a identificação de tal círculo, apresentam-se características acerca de sua constituição e, principalmente, sobre o Estilo de Pensamento desses sujeitos. Percebe-se, a partir da análise das entrevistas realizadas com esses pesquisadores e também de elementos derivados de um processo de revisão bibliográfica, que o Estilo de Pensamento do coletivo está fortemente vinculado a pressupostos freireanos. Ainda, identificou-se proximidade entre o Estilo de Pensamento e a natureza dos Momentos Pedagógicos.

Biografia do Autor

Thiago Flores Magoga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Educação em Ciências pela mesma instituição (2017). Atualmente é estudante de pós-graduação/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, desde o ano de 2012, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Paulo Freire, Ludwik Fleck.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Adjunta da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Configurações Curriculares mediante o enfoque CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos