Livro-brinquedo de plantas medicinais: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização – língua portuguesa com turma de 1º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p293Resumo
A pesquisa aborda a construção de um material educativo lúdico no formato de alfabetário sobre plantas medicinais, constituído por uma paródia e um livro-brinquedo, idealizados para promover o ensino de Ciências, e a complementação da alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental numa escola pública no município de Japeri (RJ). Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados adotados foram a observação participante e a entrevista individual. Os materiais foram construídos a partir do levantamento prévio acerca do conhecimento e das preferências dos alunos de modo a contemplar e valorizar os saberes populares desse público e dessa forma tornar o material mais atrativo. Como resultado, compreendemos que o material poderá proporcionar uma reflexão sobre a prática docente, principalmente daqueles que lecionam nas turmas de alfabetização, no que diz respeito à possibilidade do ensino de conhecimento científico e da alfabetização.Referências
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