Medicinal plants toy-book: A science and Literacy educational proposal – portuguese language in the first grade of elementary school

Authors

  • Aline Dos Santos Teles Centro de Referência Educação Infantil, Colégio Pedro II
  • Anderson Domingues Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p293

Abstract

The research aims at building an educative playful material in alphabetic form and parody format, the medicinal plants´ ABC, in addition to that was created a playbook in order to promote science teaching, to complement the literacy process in students of 1st grade in a state elementary school, Japeri, Rio de Janeiro. Furthermore, it´s a qualitative case study, the tools used to collect the data were: participants’ observation and individual interview. The materials were built from students’ previous background knowledge and their preferences, taking into account the popular lore, therefore the material would be more appealing to its users. Lastly, we also created a material in which we believe might be thought provoking to teaching, mainly for those who teach basic levels, considering the possibilities of teaching scientific knowledge and literacy.

Author Biographies

Aline Dos Santos Teles, Centro de Referência Educação Infantil, Colégio Pedro II

Licenciada em Pedagogia pela UNIABEU (2009), mestre em Ensino de Ciências (IFRJ, 2016). Atualmente é Pedagoga no Colégio Pedro II (RJ) atua na orientação educacional e pedagógica da Educação Infantil e colaboradora no Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ). Tem experiência como orientadora educacional e pedagógica no Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Lages), Psicopedagoga na prefeitura de Japeri (RJ) e docente na educação infantil, no ensino fundamental em classes de alfabetização e na educação à distância como tutora presencial em curso de Pedagogia pelo CEDERJ.

Anderson Domingues Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor e pesquisador do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tendo sua tese de doutorado sido agraciada com a primeira colocação em premiação do Ministério da Saúde. Possui graduação em Farmácia (UFRJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e na graduação, no curso Bacharel em Química no IFRJ. Coordena o Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Estratégias Lúdicas para o Ensino de Ciências, Desenvolvimento de Materiais Educativos (documentários, animações, vídeos curtas metragens, jogos de tabuleiro e eletrônicos, software educativo, histórias em quadrinhos, músicas educativas, livros didáticos, teatro, contos, literatura infantil, simulações de experimentos laboratoriais, website e blogs), Experimentação no Ensino de Ciências, Difusão e Popularização da Ciência, Saúde Coletiva, Uso Racional de Medicamentos, Homeopatia e Plantas Medicinais. Seus trabalhos acadêmicos compreendem quarenta e quatro artigos, três livros, um capítulo de livro e sete materiais didáticos.

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Published

2019-11-29

Issue

Section

Artigos