Concepções de ensino-aprendizagem de materiais didáticos de subprojetos do PIBID/Biologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p181Resumo
Este estudo buscou compreender concepções de ensino-aprendizagem de materiais didáticos dos subprojetos de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, empreendemos uma pesquisa documental, a partir da seleção e análise de propostas metodológicas de materiais didáticos, planejadas para a realização de práticas de ensino. Constatamos que os materiais estavam embasados em modelos procedimentais prefixados, que propuseram conduzir a experiência mediante a confirmação ou reprodução de verdades científicas. Além disso, os materiais didáticos apresentaram orientações para a revisão de conhecimentos, com vistas a conduzir os alunos ao resgate de questões de aulas precedentes. Esses elementos revelaram a concepção tradicional de ensino-aprendizagem, corroborando a visão do conteúdo e da lógica disciplinar que está refletida na estrutura curricular dos cursos de licenciatura em biologia, onde a compreensão da ciência funda-se na ideia de objetividade, de forma apartada do próprio sujeito que a constitui.
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