Concepts of teaching-learning of didactic materials from PIBID´s biology subprojects

Authors

  • Fábio Coutinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francimar Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p181

Abstract

This study sought to understand concepts of teaching-learning of didactic materials from the Institutional Scholarship biology subprojects of Introduction to Teaching, of the Federal University of Pernambuco. To this end, we undertook a documentary research, based on the selection and analysis of methodological proposals of didactic materials, designed to carry out teaching practices. We verified that the materials were based on prefixed procedural templates, that proposed to conduct the experience through confirmation or reproduction of scientific truths. Furthermore, the didactic materials revealed guidelines for knowledge reviews, in order to lead students to the rescue of questions from previous classes. These elements revealed the traditional concept of teaching-learning, corroborating the vision of the content and the disciplinary logic that are reflected in the curricular structure of the biology degree courses, where the understanding of science is based on the idea of objectivity, apart from the very subject that constitutes it.

Author Biographies

Fábio Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas (2014) e mestre em Educação (2017), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, sou professor substituto do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CAV/UFPE e professor de Ciências em uma escola particular do município de Recife. Entre meus interesses de pesquisa, destaco: metodologias de ensino, avaliação, alfabetização científica e formação de professores de biologia.

 

Francimar Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestra em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutora em (2001) pela Graduate School Of Educacão - University Of Bristol- Inglaterra e com Pós-doutorado (2010) na mesma instituição Graduate School Of Educacão. Atuei como professora das séries iniciais, do ensino fundamental, particularmente em turmas de alfabetização (tanto de crianças, quanto de jovens e adultos e de indivíduos com necessidades especiais) em escolas particulares (de1984 a1988) e posteriormente na rede municipal de ensino da cidade de Recife (de1988 a1995), na condição de professora efetivada através de concurso público. Atuei também como Coordenadora pedagógica das séries iniciais de escola particular que adota a pedagogia Freinet (1990). Desde 1995 trabalho na Universidade Federal de Pernambuco, atualmente sou professora associada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE- mestrado e doutorado-, onde Coordeno o Grupo de Pesquisa Educação em Ciências Naturais. Falo e escrevo inglês com fluência. Tenho experiência e formação na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências nas séries iniciais. Entre meus interesses de pesquisa destaco linguagem e ensino de ciências, desenvolvimento cognitivo e ensino de ciências, formação de conceitos científicos, estratégias e recursos didáticos para o ensino de ciências.

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Published

2020-05-13

Issue

Section

Artigos