A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p295Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou a aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química, no qual foram analisados os registros das falas de seus membros presentes em um acervo de 31 Memórias. Para análise e interpretação dos dados, pautou-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva e a aprendizagem para a pesquisa foi caracterizada por meio dos Focos da Aprendizagem para a Pesquisa que constituem 6 categorias que apontam evidências necessárias à formação de um pesquisador: Interesse, Conhecimento, Metodologia, Criatividade, Comunidade e Identidade. Mediante a análise realizada, percebemos que a aprendizagem para a pesquisa, neste grupo, aconteceu principalmente por meio da apropriação de referenciais teóricos das áreas de Educação e Ensino de Ciências e na interação dos membros em comunidades de pesquisa, com destaque para a elaboração e a disseminação de trabalhos científicos em congressos e periódicos da área, o que corresponde aos Focos Conhecimento e Comunidade, respectivamenteReferências
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