A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química

Autores

  • Jeferson Ferreti Ribas Universidade Estadual de Londrina
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p295

Palavras-chave:

PIBID, Química, Focos da aprendizagem para a pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou a aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química, no qual foram analisados os registros das falas de seus membros presentes em um acervo de 31 Memórias. Para análise e interpretação dos dados, pautou-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva e a aprendizagem para a pesquisa foi caracterizada por meio dos Focos da Aprendizagem para a Pesquisa que constituem 6 categorias que apontam evidências necessárias à formação de um pesquisador: Interesse, Conhecimento, Metodologia, Criatividade, Comunidade e Identidade. Mediante a análise realizada, percebemos que a aprendizagem para a pesquisa, neste grupo, aconteceu principalmente por meio da apropriação de referenciais teóricos das áreas de Educação e Ensino de Ciências e na interação dos membros em comunidades de pesquisa, com destaque para a elaboração e a disseminação de trabalhos científicos em congressos e periódicos da área, o que corresponde aos Focos Conhecimento e Comunidade, respectivamente

Biografia do Autor

Jeferson Ferreti Ribas, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química – LEPEQ” e do Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática – EDUCIM” (PECEM – UEL).

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Química do Cotidiano na Escola pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Professora Adjunta do Departamento de Química, Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química – LEPEQ” e integrante do Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática – EDUCIM” (PECEM – UEL).

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Publicado

2020-05-13

Edição

Seção

Artigos