Not in our Genes! Um estudo de caso com jovens do ensino médio no Rio de Janeiro

Autores

  • Luisa Massarani Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida /Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ildeu de Castro Moreira Instituto de Física e Área Interdisciplinar de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo

Investigamos as visões que jovens do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro têm sobre o papel dos genes na formação de características físicas e comportamentais dos indivíduos, em contraposição à influência de componentes relacionadas ao seu entorno de criação e de vida, sejam elas sociais, ambientais, culturais, religiosas, ideológicas ou educacionais. Foram aplicados 610 questionários a estudantes de nove escolas públicas e privadas; uma ferramenta qualitativa, os grupos focais, complementou essa análise quantitativa. Os resultados sugerem que não há uma crença generalizada entre estes jovens no 'determinismo genético', concepção pela qual os genes seriam componentes determinantes das características mencionadas. Por outro lado, análises realizadas em vários jornais e revistas, durante o período de um ano, mostraram que a mídia geralmente expressa uma visão mais determinista geneticamente do que a desses jovens. Esses resultados se contrapõem a uma visão simplista, freqüentemente alardeada, pela qual a mídia moldaria a opinião pública de forma determinante.

Biografia do Autor

Luisa Massarani, Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida /Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998) e doutorado na Área de Gestão Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Coordena o Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz. Coordena, também, o portal da América Latina e Caribe de SciDev.Net (Science and Development Network, www.scidev.net), site sediado em Londres e criado com apoio das revistas Nature e Science e da Academias de Ciências dos Países em Desenvolvimento. Realiza atualmente atividades práticas e de pesquisa na área de Divulgação Científica.

Ildeu de Castro Moreira, Instituto de Física e Área Interdisciplinar de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em física, é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em História da Ciência e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), de história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e divulgação científica. Publicou seis livros e orientou várias teses de mestrado e doutorado. Dirige atualmente o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e é membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis. Coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos anos de 2004 a 2007.

Downloads

Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigos