Educação para a sustentabilidade: a gestão de recursos do mar
Resumen
Discute-se o planejamento de uma unidade didática sobre a gestão dos recursos do mar e a aqüicultura na escola secundária, que aborda um problema autêntico que suscita grande controvérsia social: a instalação de granjas de cultivo de peixes no litoral da Galícia. O enquadramento teórico inserta-se na perspectiva do pensamento crítico e o trabalho com conflitos, partindo dos nossos resultados de pesquisa sobre as dificuldades para a construção das noções de problema ambiental e recursos naturais por parte do alunado da escola secundária. Discute-se o problema a resolver nas aulas e a estrutura conceitual dos conhecimentos ecológicos e ambientais necessários para trabalhar com ele assim como algumas das atividades planejadas enquadradas na perspectiva da cognição distribuída, e as características dos problemas autênticos, abertura, variedade de soluções possíveis, potencialmente geradoras de debate e argumentação. O objetivo é avaliar a competência para relacionar provas e conclusões.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
