Educação para a sustentabilidade: a gestão de recursos do mar

Autores

  • Beatriz Bravo-Torija Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
  • Fins Eirexas Santamaria Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.
  • María Pilar Jiménez-Aleixandre Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Resumo

Discute-se o planejamento de uma unidade didática sobre a gestão dos recursos do mar e a aqüicultura na escola secundária, que aborda um problema autêntico que suscita grande controvérsia social: a instalação de granjas de cultivo de peixes no litoral da Galícia. O enquadramento teórico inserta-se na perspectiva do pensamento crítico e o trabalho com conflitos, partindo dos nossos resultados de pesquisa sobre as dificuldades para a construção das noções de problema ambiental e recursos naturais por parte do alunado da escola secundária. Discute-se o problema a resolver nas aulas e a estrutura conceitual dos conhecimentos ecológicos e ambientais necessários para trabalhar com ele assim como algumas das atividades planejadas enquadradas na perspectiva da cognição distribuída, e as características dos problemas autênticos, abertura, variedade de soluções possíveis, potencialmente geradoras de debate e argumentação. O objetivo é avaliar a competência para relacionar provas e conclusões.

Biografia do Autor

Beatriz Bravo-Torija, Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Estudante de doutoramento no departamento de didática das ciências experimentais na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e bolsista de FPI (Formação de pessoal investigador) do Ministério de Educação para colaborar no projeto de planejamento e avaliação de estratégias e tarefas que favorecem o desenvolvimento de competências científicas, interpretação de provas e crítica de argumentos. A sua formação de base é biologia com especialização em biologia marinha.

Fins Eirexas Santamaria, Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

licenciado em Geologia pela universidade de Oviedo (Espanha). Especializado em Didática da Geologia e da Biologia, atualmente desenvolve a sua tese de doutoramento no Departamento de Didática das Ciências Experimentais da USC (Universidade de Santiago de Compostela) sob a orientação da Profa. María Pilar Jiménez-Aleixandre. O seu âmbito de estudo é a argumentação e o uso de evidências pelo alunado em Geologia. Em paralelo, desenvolve o seu trabalho como diretor e educador ambiental na ONG ecologista galega ADEGA.

María Pilar Jiménez-Aleixandre, Dept. Didáctica das Ciencias Experimentais, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Catedrática de didática das ciências experimentais na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), e anteriormente foi docente de biologia na escola secundária. Desde 1994 a sua pesquisa está orientada para o estudo da argumentação e o uso de evidências pelo alunado da escola secundária em situação de sala de aula, partindo de unidades didáticas sobre problemas autênticos e questões sócio-científicas. As suas publicações mais recentes são o livro “Argumentation in Science Education, perspectives from classroom based research”, do qual é co-editora junto a Sibel Erduran. Também é autora de artigos publicados em Science Education, International Journal of Science Education, Environmental Education Research e Educação em Revista. Os seus trabalhos abordam a educação ambiental integrada na aprendizagem das ciências e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Downloads

Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigos