Desenvolvimento de jogos educativos como ferramenta didática: um olhar voltado à formação de futuros docentes de ciências

Autores

  • Ana Paula Legey
  • Antônio Carlos de Abreu Mól
  • Júlio Vianna Barbosa
  • Cláudia Mara Lara Melo Coutinho

Resumo

No presente trabalho, buscou-se avaliar o impacto de uma prática pedagógica aplicada a licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade particular do Rio de Janeiro. Os licenciandos foram estimulados a desenvolver jogos educativos relacionados à disciplina de Biologia Celular, para, numa etapa subsequente, aplicá-los com os colegas em sala de aula. Dois questionários foram aplicados aos participantes da pesquisa: o primeiro, imediatamente após o uso dos jogos em sala de aula, e o segundo, dois anos mais tarde, quando a licenciatura já havia sido concluída. Os resultados obtidos demonstraram que jogos educativos devem merecer tempo e espaço privilegiados na formação dos professores, e apontam para a relevância de se aliar atividades pedagógicas a disciplinas de conteúdo específico desde o início da formação em licenciatura. Para isso, sugerimos estreito diálogo das disciplinas teóricas do ciclo básico com as disciplinas didáticas, particularmente Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.

Biografia do Autor

Ana Paula Legey

Possui Doutorado em Educação em Biociências e Saúde pelo IOC, FIOCRUZ (ago/2009), mestrado em Biologia Parasitária pelo IOC, FIOCRUZ (Jul/1997) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (Jan/1993). Atualmente é professora RTI do curso de Ciências Biológicas da Universidade Gama Filho onde leciona a disciplina de Parasitologia. É docente e orientadora permanente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde na UGF.

Antônio Carlos de Abreu Mól

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e professor da Universidade Gama Filho.

Júlio Vianna Barbosa

Graduado em Licenciatura Plena e Bacharel em Ciências Biológicas - Faculdades Técnico Educacional Souza Marques (1982), mestre em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e PhD em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997). Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz, chefe do Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ (2005-2007), coordenador da Pós-graduação Stricto sensu em Ensnio em Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ (2005-2008). Avaliador de Cursos e de Instituições do SINAES/INEP/MEC, e professor adjunto e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Maria Thereza.

Cláudia Mara Lara Melo Coutinho

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado e doutorado pela Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1994, lecionando disciplinas no Departamento de Biologia Celular e Molecular pertencente ao Instituto de Biologia. Atualmente, atua também como pesquisadora conveniada no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz / Fiocruz.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos