Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física

Autores

  • Marcus Vinicius Pereira Instituto Federal do Rio de Janeiro, CRJ
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
  • Américo de Araújo Pastor Junior

Resumo

Este trabalho apresenta uma aproximação entre aportes teóricos dos estudos de produção e recepção audiovisual e a educação em ciências ao considerar as especificidades da utilização do vídeo em sala de aula. Um vídeo produzido por alunos de ensino médio como uma atividade do laboratório didático de Física foi analisado de acordo com o referencial da análise fílmica segundo Vanoye e Goliot-Lété. Foi então realizado um estudo de recepção desse vídeo utilizando o modelo multidimensional de Schrøder, uma ampliação do modelo de codificação/decodificação de Stuart Hall. Os resultados mostraram que, em geral, os alunos privilegiaram em suas leituras os aspectos científicos apresentados no vídeo e deram menos relevância aos aspectos estéticos. Estudos de recepção como esse podem trazer conhecimentos sobre as características e especificidades do ensinoaprendizagem com audiovisuais, uma vez que podem identificar dinâmicas existentes entre a apropriação e a resistência dos alunos ao material utilizado.

 

Biografia do Autor

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ.

Américo de Araújo Pastor Junior

Possui graduação em Programação Visual (Design) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos